Ao tomar posse, Dilma vai herdar Palácio do Planalto reformado

Ao tomar posse, Dilma vai herdar Palácio do Planalto reformado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

Ao assumir a Presidência no dia 1º de janeiro, Dilma Rousseff vai herdar o Palácio do Planalto totalmente reformado. Durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva , o palácio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer passou por uma obra que se estendeu entre março de 2009 e agosto deste ano.

O prédio foi totalmente modernizado, num esforço para pôr fim ao que o próprio presidente Lula chegou a descrever como uma "favela". A declaração foi uma referência à deterioração sofrida pelo Planalto ao longo dos anos. A reforma procurou ainda resgatar o conceito original pretendido por Niemeyer. 

Quem visita o local agora se depara com salões amplos, com móveis assinados por artistas brasileiros e criados entre as décadas de 1950 e 1970, além de obras de arte de figuras como Di Cavalcante, Djanira, Burle Marx e Athos Bulcão.

Por fora, o Palácio mantém as características já conhecidas e divulgadas nos cartões postais. Diferenças são percebidas, contudo, ao olhar para dentro do edifício. No térreo um amplo salão permite a visão através do Palácio. No quarto andar, antes tomado por pequenas salas feitas de divisórias com funcionários trabalhando, um grande espaço foi aberto, sendo possível se notar a imponência da construção.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições