Aos 14, atriz de "Bravura indômita" pode ser 3ª mais jovem oscarizada

Aos 14, atriz de "Bravura indômita" pode ser 3ª mais jovem oscarizada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:56

No início eram 15 mil garotas, depois ficaram cinco candidatas. Mas os irmãos Joel e Ethan Coen sentiram que havia algo de especial na novata Hailee Steinfeld, de 14 anos, e fizeram dela a durona Mattie Ross, protagonista de “Bravura indômita”, que chega aos cinemas este fim de semana.Aparentemente, a dupla de cineastas estava certa, já que, apesar da pouca idade, Hailee conquistou uma indicação ao Oscar e no dia 27 de fevereiro vai disputar a estatueta de melhor atriz coadjuvante com as veteranas Melissa Leo, Jacki Weaver e Helena Bonham Carter, além da bela Amy Adams.

Apesar do favoritismo de Melissa Leo na categoria, os estúdios Paramount investem na campanha a favor de Hailee, que já começou antes mesmo de saírem as indicações. Na verdade, a própria colocação da atriz mirim entre as coadjuvantes já faz parte da estratégia dos estúdios para aumentar as chances da menina na premiação, mesmo considerando que sua personagem centraliza a trama de “Bravura indômita”. A Paramount não queria repetir o acontecido no Globo de Ouro, em que Hailee concorreu como atriz principal e terminou de mãos vazias, sem nem mesmo um lugar entre as indicadas.As mais novas vencedoras

Mas quais são as reais chances de uma garota de 14 anos vencer o Oscar? A história da premiação mostra que outras pequenas atrizes, até mais novas do que Hailee Steinfeld já conquistaram a estatueta de melhor coadjuvante no passado.

Em 1973, Tatum O’Neal, que então tinha apenas 8 anos, tornou-se a mais nova vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel em “Paper moon”, do diretor Peter Bogdanovitch. Tatum competiu com outra jovem atriz, Linda Blair, que aos 15 chamou atenção por sua atuação em “O exorcista”. Depois veio Anna Paquin, em 1993, que aos 11 anos conquistou o posto por sua atuação no drama “O piano”, de Jane Campion.

Outras pequenas estrelas que já brilharam no tapete vermelho do Oscar nos últimos anos foram Saoirse Ronan, que aos 13 foi indicada por sua performance em “Desejo e reparação” (2007), Abgail Breslin, que concorreu com sua hilária participação em “Pequena Miss Sunshine” (2006), e Keisha Castle-Hughes, que disputou a estatueta aos 13 por interpretar a pequena Maori de “Encantadora de baleias” (2002). Antes, em 1976, Jodie Foster foi indicada a melhor coadjuvante aos 14 anos por fazer a sensual Iris em “Taxi driver”, de Martin Scorsese.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições