MENU

Aparelho ajuda deficientes visuais a andar de ônibus no interior de SP

Aparelho ajuda deficientes visuais a andar de ônibus no interior de SP

Atualizado: Segunda-feira, 13 Dezembro de 2010 as 4:04

Em Jaú, interior de São Paulo, 60 deficientes visuais receberam um aparelho com o qual conseguem orientação para andar de ônibus, sem depender de ajuda. O dispositivo se assemelha a um rádio.

Com o novo acessório, os contemplados ganharam independência. Na cidade, todos os veículos que operam no transporte coletivo foram equipados com um aparelho para facilitar o acesso do deficiente visual.

O equipamento funciona como um aparelho de radiocomunicador. O deficiente fica com o transmissor e programa o ônibus que vai pegar. Os veículos rodam com receptores que captam o sinal enviado pelo aparelho.

Thiago de Souza, músico e deficiente visual, precisa do transporte público para se locomover. Por causa disso, sempre precisou de alguém para se deslocar do terminal para outro ponto. “Muitas vezes você acha uma pessoa para te ajudar, mas se chegar o ônibus dela, você fica”, conta ele. Agora, ele tem autonomia.

O ônibus emite um sinal para o deficiente que precisa dele assim que chega ao terminal. O aviso só para assim que a pessoa entra no coletivo. O nome da linha também é falado no aparelho.    

veja também