Apesar da tensão, moradores tentam manter a rotina na Penha

Apesar da tensão, moradores tentam manter a rotina na Penha

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Com tanques e outros veículos blindados circulando a todo momento na Avenida Braz de Pina, na Penha, subúrbio do Rio, fica difícil manter a rotina. Com a série de ataques criminosos no estado, o bairro é um dos principais alvos da polícia, pois ali, junto à Igreja da Penha, fica a favela Vila Cruzeiro. Quem não quer se render à violência, procurar levar a vida normalmente.

“Está tranquilo. Estou vendo as pessoas andando e a gente não pode ficar em casa. É vida que segue”, afirmou um morador da Penha, que não quis se identificar. Na tarde de quinta-feira (25), ele precisou ir ao mercado e não deixou de fazer suas compras por causa dos confrontos entre os traficantes e a polícia. No ponto, enquanto aguardava seu ônibus, ouvia os tiros vindos do morro.   O técnico em enfermagem Leandro Borges, 29, também disse estar “tranquilo” ao sair de casa. “Eu não tenho medo. Já me acostumei com essa situação (de violência) no Rio.”

Mas a dona de casa Rosa Borges, de 57 anos, não pensa como ele. Assistia à toda movimentação dos policiais atrás das grades da janela de seu apartamento, que tem o morro como vista ao fundo. “Eu me sinto uma prisioneira. É horrível não poder sair.” Para o comerciante José Antônio da Silva, 61, que foi à Penha fechar um negócio, a intenção era tomar logo o caminho de casa. “A violência do dia –a- dia assusta.”   Balanço Ao todo, 72 veículos foram incendiados em quatro dias de ataques na Região Metropolitana do Rio. O balanço, divulgado por volta das 20h de quinta-feira, é da Polícia Militar.

Só nesta quinta, foram 31 ataques a veículos, sendo 13 carros, duas vans, 11 ônibus, duas motos, dois caminhões e um micro-ônibus.

O número de mortos e feridos nos confrontos na Vila Cruzeiro ainda não foi contabilizado, mas já há 25 mortos, sendo dois no Jacarezinho, no subúrbio. No mesmo local, a Polícia Civil fez uma operação nesta quinta e confirmou outros sete mortos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições