Após análise fotográfica, americanos afirmam que pedra no Rio é meteorito

Após análise fotográfica, americanos afirmam que pedra no Rio é meteorito

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Uma análise fotográfica levou pesquisadores americanos a constatar que se trata de um meteorito a pedra encontrada no fim de semana no município de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. O objeto seria um condrito, um tipo rochoso que mantém intactas as mesmas características que tinha antes de chegar à Terra.

O material, no entanto, ainda será analisado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que, numa observação preliminar, confirmaram a constatação americana . Se ficar comprovado que é mesmo um meteorito, será a primeira descoberta deste tipo no país em 19 anos.

“A gente pode estar tocando um objeto que estava vagando no espaço há tanto tempo. Muitas pessoas passam a vida tentando encontrar um objeto como este”, diz o astrônomo Marcelo Oliveira.

Como foi

A pedra foi encontrada no último sábado (19) pelo agricultor Germano da Silva, dentro de sua propriedade.

“Vi umas nuvens cor de rosa rodando, deu uma explosão e clareou tudo, depois foram mais três explosões menores”, conta ele. O meteorito encontrado tem 12 centímetros de diâmetro e pesa 600 gramas.

Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições