MENU

Após calor intenso, chuva forte atinge o RS

Após calor intenso, chuva forte atinge o RS

Atualizado: Sexta-feira, 5 Fevereiro de 2010 as 12

Após o intenso calor desta quinta-feira, pancadas isoladas de chuva atingiram cidades em todo o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o temporal deixou o céu escuro por volta das 18h e, em uma hora, choveu 12 mm. A região metropolitana também registrou rajadas de vento e queda de granizo.

Na capital, a máxima foi de 37,7°C, valor abaixo do registrado na quarta-feira, de 38,2°C. A chuva chegou para refrescar os gaúchos. "A cidade já estava sendo chamada de 'Forno Alegre', com temperaturas inacreditáveis para um povo que está acostumado com o frio", diz a internauta Michele Grzeczinski. Apesar do mau tempo, a Defesa Civil não registrou ocorrências.

No município de São Leopoldo, o vento chegou a 72 km/h. "De forma repentina, levou telhas, caixas d¿água e derrubou uma árvore que atingiu um veículo estacionado no centro da cidade", conta o morador Diego dos Santos Cerveira.

Em Canoas, a tempestade também foi forte. "Um alagamento na rua Muck, no centro da cidade, causou caos no trânsito durante 20 minutos após o forte temporal", afirma a moradora Kamila Karolszak.

Bases do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram o valor acumulado de chuva de 50 mm em Tramandaí, no litoral, 35 mm em Taquari, na região central, e 20 mm em Turuço, no sudeste do Estado.

"Os temporais foram causados pela aproximação de uma frente fria, somada ao aumento da umidade do ar e o calor intenso", explica Alexandre Nascimento, meteorologista da agência Climatempo .

Nesta sexta-feira, o tempo fica instável no oeste do Estado, com períodos de sol e chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, o sol aparece com força durante grande parte do dia, mantendo o calor, e há possibilidade de novas pancadas de chuva a partir da tarde. Em Porto Alegre, a temperatura deve oscilar entre 26°C e 38°C.

veja também