MENU

Após caos no Metrô, motorista enfrenta filas para deixar Zona Leste

Após caos no Metrô, motorista enfrenta filas para deixar Zona Leste

Atualizado: Terça-feira, 21 Setembro de 2010 as 5:26

O problema na Linha 3-Vermelha do Metrô levou muitas pessoas a tentarem deixar a Zona Leste de São Paulo de carro. O resultado é que, por volta das 12h desta terça-feira (21), os motoristas enfrentavam congestionamento nas vias da região, que concentrava 60% das filas registradas em toda a cidade. A linha ficou paralisada por cerca de três horas nesta manhã e teve a situação normalizada por volta das 10h50.

O sentido Centro da Radial Leste apresentava 6,6 km de filas por volta das 12h, entre a Rua Bernardino Brito Fonseca de Carvalho e o Viaduto Pires do Rio. No sentido Marginal Tietê da Avenida Salim Farah Maluf, eram 6 km de lentidão, da Avenida Vila Ema até a Ponte do Tatuapé. Dos 46 km de filas registradas em toda a capital paulista no horário, 28 km estavam na Zona Leste.

O problema que afetou a Linha 3-Vermelha prejudicou o funcionamento das 18 estações da linha, que vai de Coritinhians-Itaquera, na Zona Leste, até a Barra Funda, na Zona Oeste. Em entrevista à Rádio CBN, o diretor de Operações do Metrô, Conrado Grava de Souza, disse que uma blusa que impedia o fechamento da porta de uma das composições teria sido a origem do problema que afetou o funcionamento da linha.

Segundo ele, ao impedir o fechamento da porta, os usuários da composição se assustaram, acionaram o dispositivo de abertura de portas e caminharam pela via. Os passageiros do trem que vinham logo atrás também apertaram o botão e seguiram pela via, tendo início um efeito cascata.

Na Estação Tatuapé, os passageiros saíram dos vagões do metrô perto das 8h. As pessoas se aglomeravam no beiral, entre os trilhos e o gradil. E saíam andando, cruzando a linha do metrô. As pessoas foram caminhando pelos trilhos até a plataforma, com a ajuda dos funcionários da companhia. Um dos passageiros saiu pelo vidro quebrado de uma porta. Segundo passageiros que estavam nas composições, muitas pessoas passaram mal.

veja também