Após ocupação, comércio começa a reabrir no Alemão

Após ocupação, comércio começa a reabrir no Alemão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Depois de dois dias cercados por tropas policiais e das Forças Armadas, moradores do Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, Zona Norte do Rio, viveram uma madrugada de silêncio e aparente tranquilidade.

Desde sábado (27), o movimento aumentou bastante na Estrada do Itararé, que dá acesso à comunidade. Na manhã desta segunda-feira, já é possível ver  moradores indo trabalhar e estabelecimentos comerciais que estavam fechados há dois dias, reabrindo.

Da noite de domingo até esta segunda, homens do Batalhão de Operações Especiais ficaram posicionados em pontos estratégicos, mesmo com as buscas por armas, drogas e criminosos interrompidas.

Durante toda a madrugada as ruas, becos e vielas ficaram praticamente vazios, com apenas alguns estabelecimentos comerciais abertos. Sinal de que, aos poucos, a comunidade retoma a rotina. Segundo a cúpula da Segurança Pública do Estado, a ocupação é por tempo indeterminado.

Como foi a ocupação

O Alemão tem cerca de 15 favelas, que foram cercadas ao longo das primeiras horas deste domingo. No fim da tarde, algumas equipes iam embora e outras chegavam para o patrulhamento. Anoitecia e os moradores que entravam ou saíam da comunidade continuavam sendo revistados pelos militares.   Para invadir um território antes dominado pelos criminosos, os policiais contaram com a ajuda dos blindados da Marinha e do Exército. Eles apreenderam uma enorme quantidade de maconha, cocaína, crack, armas, granadas, coletes à prova de balas e munição, entre outros materiais.

Prisões e apreensões

Durante a incursão, um pai entregou o filho à polícia. E os policiais afirmaram ainda que o traficante condenado por matar o jornalista Tim Lopes, da TV Globo, o Elizeu Felício de Souza, conhecido como Zeu , se rendeu. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Rio de Janeiro, em um balanço divulgado pouco depois das 20h, foram presas 20 pessoas e apreendidas 40 toneladas de maconha só no Alemão.

A secretaria diz, ainda, que foram localizados 50 fuzis. Só a Polícia Civil calculou ter localizado 13 toneladas do total apreendido no Alemão até a noite de domingo. Pelos números da Polícia Civil, as equipes apreenderam 200 kg de cocaína, 10 kg de crack, cerca de 500 frascos de lança-perfume, 10 mil munições de vários calibres e 50 coletes.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições