Após polêmica sobre viagem, Cabral divulga "código de conduta"

Após polêmica sobre viagem, Cabral divulga "código de conduta"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:35

O governo do Rio de Janeiro vai publicar nesta terça-feira (5) decreto que estabelece o Código de Conduta Ética que valerá para os servidores estaduais, incluindo o governador Sérgio Cabral.

A adoção de um "código de conduta" foi anunciada por Cabral na semana passada, após o governador ser alvo de suspeitas por conta de sua relação com empresários.

No último dia 17, ele foi à Bahia em um jato do empresário Eike Batista para comemorar o aniversário do empresário Fernando Cavendish, da Delta Construções. A festa acabou não acontecendo porque houve um acidente com o helicóptero que transportava sete pessoas, entre elas a namorada de Marco Antônio Cabral, filho do governador.

Entre os itens previstos no código está "evitar a ocorrência de situações que possam suscitar conflitos entre o interesse privado e as atribuições públicas do agente público".

Outro decreto que será publicado amanhã pelo governo fluminense cria o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Estadual que, entre outras atribuições, visa "contribuir para a implementação de políticas públicas tendo a transparência e o acesso à informação como instrumentos".

Em entrevista na última quarta-feira à rádio "CBN", Cabral afirmou que as amizades com empresários nunca influenciaram em suas decisões de governo, mas que está refletindo sobre o ato.

"Eu sempre procurei separar minha vida privada da minha vida pública. De fato há uma discussão sobre isso e eu quero também assumir este debate de um código de conduta. Jornalistas também têm esses códigos. Quem sabe não construímos juntos uma solução para isso? Posso garantir que jamais tomei uma decisão pública, envolvendo dinheiro público, baseado em amizades pessoais", disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições