Após programa de proteção, prefeitura lança 'Gesto do Pedestre'

Após programa de proteção, prefeitura lança 'Gesto do Pedestre'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

A Prefeitura de São Paulo lançou, nesta sexta-feira, o "Gesto do Pedestre" --que pretende garantir a preferência do pedestre na travessia onde não houver semáforo ou agentes de trânsito.

Com a nova regra, de acordo com a portaria publicada pela Secretaria Municipal de Transportes no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o pedestre poderá fazer o gesto colocando o braço a frente do corpo para solicitar preferência ao motorista.

A ação deverá ser feita sempre utilizando as faixas, quando essas se encontrarem a uma distância de até 50 metros, e deverá levar em consideração a visibilidade, a distância e a velocidade dos carros --conforme já prevê o artigo 69 do Código Brasileiro de Trânsito.

A portaria da Prefeitura diz ainda que, em vias de grande fluxo de veículos, os pedestres deverão fazer o gesto preferencialmente ao formar-se um grande número de pessoas com intenção de atravessar a via.

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE O 'Programa de Proteção ao Pedestre' foi lançado no último dia 11 de maio e criou oito ZMPP (Zona de Máxima Proteção ao Pedestre). A primeira região a receber a ação da CET foram o centro e avenida Paulista.

Nas próximas semanas, a região central e avenida Paulista receberá uma ação específica para a orientação de pedestres e motoristas em relação ao uso do 'Gesto do Pedestre', segundo a CET.

A ação, diz a CET, envolverá monitores de travessia e agentes de trânsito da CET em cruzamentos sem semáforos para automóveis e pedestres. A medida será aplicada menos de uma semana após a FOLHA ter divulgado que os cruzamentos sem semáforos da primeira ZMPP contavam com poucos marronzinhos.

O programa do pedestre deverá ser estendido a outras áreas da cidade a partir da segunda quinzena de junho. Apesar disso, o 'Gesto do Pedestre' passa a valer a partir desta sexta-feira --data da publicação da portaria.

Segundo a CET, a medida resulta de sugestões feitas pela sociedade, além da experiência bem-sucedida registrada em Brasília (DF).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições