MENU

Após reforma, fórum de São Luiz do Paraitinga é reinaugurado

Após reforma, fórum de São Luiz do Paraitinga é reinaugurado

Atualizado: Terça-feira, 9 Novembro de 2010 as 3:30

Após passar por uma reforma total, o fórum de São Luiz do Paraitinga foi reinaugurado e teve seu acervo 100% digitalizado. Em janeiro, a cidade histórica, distante 182 km de São Paulo, foi devastada por uma enchente que pôs sob a água e depois sob a lama todo os processos. A cerimônia de reinauguração do prédio ocorreu nesta segunda-feira (8).

Estavam presentes a única juíza da comarca, Renata Martins de Carvalho, o presidente do Tribunal de Justiça paulista, Antonio Carlos Viana, a prefeita da cidade, Ana Lúcia Bilard, além de desembargadores. O fórum tem 38 funcionários e a estrutura do imóvel também foi danificada pela cheia do Rio Paraitinga, que fica logo atrás.

Em julho, o G1 conversou com Renata sobre o acervo digital. Ela lembrou que a chuva forte, iniciada na virada do ano, fez com que a água subisse até o segundo e último andar da construção. O piso, móveis, estantes, computadores e as pilhas de documentos foram encharcados.

"Em um primeiro momento, secamos tudo. Depois, com uma mangueirinha, algodão e pincel limpamos folha por folha. Penduramos no varal, usamos secador de cabelo. Foi um trabalho em situação de guerra", disse ela, na ocasião.

A Comarca de São Luiz do Paraitinga abrange o município vizinho de Lagoinha e será a 12ª do estado a ter um acervo digital. Agora, todos os trâmites de uma ação podem ser feitos pelo computador. Depois de restaurados, os cerca de 2.300 processos foram informatizados. Na entrevista de julho, Renata estimou que, em média, o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), instalado em Paraitinga, acelerasse em até 70% o andamento das ações.

veja também