Após tumulto, madrugada foi de tranquilidade no Alemão

Após tumulto, madrugada foi de tranquilidade no Alemão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

A madrugada desta segunda-feira (5) foi de tranquilidade no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, depois de uma confusão que terminou com três pessoas detidas e uma mulher ferida por bala de borracha, no domingo (4). Segundo o coronel Nilson Maciel, Chefe de Estado Maior da Força de Pacificação, não houve registro de novos tumultos e o patrulhamento segue normal no local.

Veja ao lado imagens do início do tumulto

A confusão foi entre moradores e militares da Força de Pacificação que atuam na comunidade. Ddez integrantes da tropa faziam uma ronda a pé pela comunidade, quando um homem, que assistia a um jogo de futebol em um bar, começou a hostilizá-los. O episódio ocorreu a 50 metros da estação do teleférico Itararé.

Maciel afirmou que os militares deram ordem de prisão a um homem por desacato a autoridade. Segundo o coronel, outras pessoas que o acompanhavam teriam se revoltado com o ato, e agrediram a tropa com garrafas e pedras.

Imagens na internet

Menos de uma hora depois da confusão, um morador postou um vídeo no You Tube mostrando o início do tumulto. ( veja o vídeo ).

Um post publicado no Twitter do Voz da Comunidade, jornal produzido por moradores do Alemão,  diz que "a confusão toda começou por causa de um jogo de futebol que estava sendo exibido na tv. O bar cheio de gente e pediram pra abaixar o volume". Um segundo post explica, que segundo os moradores, o volume da TV não foi diminuído, e por isso, os militares teriam reagido com spray de pimenta e bombas de efeito moral.

Imagem postada no Twitter do Voz da Comunidade mostra o tumulto ocorrido no Alemão (Foto: Reprodução/ Twitter)

  Tropa agredida

O coronel confirmou que para conter o tumulto, os militares fizeram uso do spray de pimenta e de tiros de borracha. Uma mulher deu entrada no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, também Zona Norte, com ferimentos na boca provocados pelas munições de borracha. A sala de polícia do hospital informou que ela precisou levar pontos no maxilar.

Segundo Maciel, os militares e os envolvidos no tumulto foram encaminhados para a sede da Força de Pacificação, no Alemão. Ele explicou que os detidos podem ser autuados por desacato a autoridade, desobediência, resistência e lesão corporal, em caso de agressão.

No fim da noite de domingo (4), a Força de Pacificação divulgou uma nota afirmando que " no momento a situação encontra-se sob controle. A população está calma e a rotina das operações de pacificação no Complexo do Alemão prossegue normalmente."

Confusão na Cidade de Deus

Na madrugada desta segunda-feira (5), um policial militar ficou ferido após ser atingido por uma pedrada na cabeça em fente à entrada de uma das sedes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade.

Segundo a polícia, o tumulto na Cidade de Deus começou quando cerca de 2.000 pessoas saíam de um baile funk na favela. Algumas delas, de acordo com a PM, cercaram a UPP e atiraram pedras e garrafas contra o prédio. Uma garrafa de cerveja acabou acertando e quebrando uma vidraça nos fundos da UPP. Ninguém foi preso.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições