Aposentadoria de Ellen Gracie é oficializada pelo governo

Aposentadoria de Ellen Gracie é oficializada pelo governo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

A ministra Ellen Gracie durante sessão de

julgamento no STF (Foto: José Cruz / Ag. Brasil)

  Foi publicada nesta segunda-feira (8), no "Diário Oficial da União", a concessão da aposentadoria da ministra Ellen Gracie do Supremo Tribunal Federal (STF). O Ministério da Justiça havia recebido na noite desta segunda (1º) o pedido de desligamento da função.

Com a oficialização do pedido, a presidente Dilma Rousseff indicará um novo integrante para o Supremo Tribunal Federal, em substituição a Ellen Gracie. Segundo o blog de Cristiana Lôbo , são cotados um homem e três mulheres (Teori Zavascki, Sylvia Steiner, Elizabeth Rocha e Nancy Andrighi), mas a presidente teria preferência por uma mulher.

Ellen Gracie tem 63 anos – a aposentadoria compulsória para ministros do Supremo é aos 70 anos. Ela ainda teria a aspiração de ocupar uma vaga numa corte internacional.

O tribunal retomou atividades na segunda (1º), e grande parte dos processos em pauta nesta primeira semana após a volta do recesso são relatados pela ministra.

Ellen Gracie foi a primeira mulher a integrar o Supremo Tribunal Federal, nomeada em 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Entre 2006 e 2007, ela presidiu o tribunal.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições