Apreensão de cocaína em Cumbica bate recorde em 2010

Apreensão de cocaína em Cumbica bate recorde em 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo, terminará 2010 com o maior volume de cocaína apreendido nesta década. Entre janeiro e novembro, agentes da Polícia Federal (PF) impediram o transporte de 1.728 kg da droga, mais de 45% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. O total de "mulas" presas, entretanto, recuou de 439 para 319. Ou seja: menos pessoas estão tentando sair do país com mais droga.

As mulas são pessoas aliciadas por traficantes para transportar a cocaína - escondida em fundos falsos de malas, presa ao corpo e, às vezes, até no estômago. A maioria dos detidos vem da África, sobretudo da Nigéria. A prisão de mulas e a apreensão de cocaína no Aeroporto de Guarulhos tiveram índices crescentes de 2001 - quando foram recolhidos 402 kg da droga e detidos 38 suspeitos - até 2004, ano em que a quantidade superou pela primeira vez a marca de 1 tonelada e houve recorde de presos: 209.

Em seguida, os dois índices caíram por três anos, até tornarem a crescer em 2007. Em 2009, o total apreendido chegou a 1,3 tonelada e o de presos, a 439. Naquele ano, a PF atribuiu o aumento à desarticulação de uma quadrilha que incluía policiais e servidores da Receita, que despachavam a cocaína por meio do terminal de cargas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições