MENU

Aquário do Pantanal será lançado oficialmente em Campo Grande

Aquário do Pantanal será lançado oficialmente em Campo Grande

Atualizado: Segunda-feira, 23 Maio de 2011 as 11:52

Projeto está orçado em R$ 84,7 milhões (Foto: Divulgação/governo)

  Será assinada nesta segunda-feira (23) a ordem de início das obras do Aquário do Pantanal, empreendimento que será construído no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS). Segundo o governo estadual, este será o maior aquário de água doce do mundo, com 6,6 milhões de litros de água, 263 espécies e sete mil animais.

Este é o lançamento oficial a obra, já que os trabalhos foram iniciados no dia 14 de maio. O projeto está na fase de terraplanagem e já foram replantados 54 ipês brancos, dois ipês amarelos, dois ipês roxos, um ipê amarelo do cerrado, uma bocaiúva, um coqueiro, uma farinheira, uma goiabeira e uma imbaúva.

Ao lado da obra está em fase de conclusão um centro receptivo do Aquário do Pantanal. O espaço será aberto à visitação pública e apresentará a estrutura do aquário. No local também serão projetadas imagens da fauna dos rios: espécies de peixes dos rios pantaneiros e de Bonito.

O espaço irá abrigar um centro de conferências, laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal, instalações que foram desenhadas lado a lado com os 24 tanques de peixes, jacarés, sucuris, entre outras espécies.

Além do ambiente interno, que inclui um túnel de 180 graus, o aquário terá cinco tanques externos, que poderão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviário em barco com fundo de vidro.

O valor apresentado pela empresa de engenharia responsável pelo projeto é de R$ 84,7 milhões. A previsão é que a obra seja inaugurada em 2013, no 36º aniversário de criação do estado.

A assinatura da ordem de serviço será feita em solenidade às 18 horas (horário de MS), nos altos da avenida Afonso Pena, pelo governador André Puccinelli.        

veja também