Araraquara lança guia sobre abuso sexual contra menor

Araraquara lança guia sobre abuso sexual contra menor

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A prefeitura de Araraquara (SP) lançou ontem o "Guia Sobre Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes", que será distribuído aos diretores e educadores da rede pública da cidade. Trata-se de um informativo com orientações para que esses profissionais possam identificar crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. "Nossa ideia é fazer com que as escolas se mobilizem e façam oficinas para debater o tema, para que os profissionais possam detectar e agir com rapidez", diz a coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e organizadora do guia, Fabiana Marchetti Castro.

O material também tem informações sobre as características desse tipo de agressor, a dificuldade em identificar a violência sexual e o que fazer nesses casos com base na Constituição Federal, Código Penal e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entidades ligadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comcriar) e programas sociais também receberão o guia.

A prefeitura poderá no futuro elaborar um manual para crianças. "O guia tem linguagem para esses profissionais, não para crianças, mas futuramente poderemos pensar num outro voltado a elas", comenta Fabiana. Os primeiros mil exemplares foram impressos e entregues em 2008, mas somente agora o projeto está sendo divulgado, junto com a distribuição de outros 3 mil guias. O material tem 44 páginas e foram usados recursos do município, do Estado e da União para a impressão.

Escrito por: Brás Henrique

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições