MENU

Arte funerária é tema de exposições e fórum em Porto Alegre

Arte funerária é tema de exposições e fórum em Porto Alegre

Atualizado: Terça-feira, 3 Agosto de 2010 as 11:17

A arte funerária será tema de duas exposições no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), em Porto Alegre (RS), que abrem nos próximos dias 3 e 4 de agosto. "Arte Imortalizada no Silêncio" e "Tempo dos Anjos'' reúnem, respectivamente, fotografias e aquarelas que revelam detalhes da arquitetura de cemitérios antigos, como mausoléus, sepulcros, lápides, epitáfios, esculturas e iconografia.

"Arte Imortalizada no Silêncio" prioriza as necrópoles da Santa Casa de Misericórdia e dos cemitérios São Miguel e Almas, São José e Evangélico, todos de Porto Alegre, com 18 aquarelas da artista plástica Laky Gatti.

Já o fotógrafo Sérgio Vaz irá expor 19 imagens coletadas em cemitérios do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, que enfocam principalmente os anjos. Fascinado pelo assunto desde 2001, ele exibirá registros fotográficos das necrópoles da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, e dos fluminenses São João Batista, São Francisco Xavier (conhecido como Cemitério do Caju) e Memorial Nossa Senhora do Carmo.

Fórum

Com o propósito de estimular a discussão sobre a importância do patrimônio artístico funerário, o auditório Barbosa Lessa, localizado no 4º andar do CCCEV, irá sediar, no próximo dia 17, o Fórum Arte Funerária de Porto Alegre: "Monumentos Para as Futuras Gerações - Conhecer, Inventariar e Preservar". Participarão do evento o Prof. Dr. Arnoldo Doberstein, professor da área de História da PUC-RS; o Prof. Dr. José Francisco Alves, especialista em Arte Pública e Escultura no RS, Ana Beltrami, coordenadora de Área Técnica do IPHAN-RS e Maria Beatriz Kother, diretora do IPHAE. O turismo como aliado da preservação da arte funerária, a legislação como instrumento de preservação da arte funerária e os incentivos fiscais e econômicos para as administradoras que conservam esta herança histórica serão alguns dos temas abordados no fórum, que começará às 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via e-mail [email protected] (com Luiza).

"ARTE IMORTALIZADA NO SILÊNCIO"

Quando: de 3 a 28 de agosto

Onde: Sala Memorial Erico Verissimo - 3º andar do CCCEV (r. dos Andradas, 1.223, Centro Histórico, Porto Alegre-RS). De terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h

Quanto: grátis

Informações: 0/xx/51/3226-7974 / 3226-5342

"TEMPO DOS ANJOS"

Quando: de 4 a 18 de agosto

Onde: Sala "O Retrato" - 4º andar do CCCEV (r. dos Andradas, 1.223, Centro Histórico, Porto Alegre-RS). De terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h

Quanto: grátis

Informações: 0/xx/51/3226-7974 / 3226-5342

veja também