Artesãos do DF transformam lixo em peças de decoração

Artesãos do DF transformam lixo em peças de decoração

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

Artesão do Distrito Federal usam a criatividade para transformar produtos, que a maioria das pessoas jogaria no lixo, em peças de decoração e utensílios para a casa. Eles conseguem produzir cada vez menos lixo com esse trabalho e dão uma folga ao meio ambiente.

O presidente da ONG Lixomania, Edson Vaz, conta que o Distrito Federal tem hoje cerca de dez grupos que fazem este trabalho. “Na área rural e nas periferias têm cerca de dez grupos que comercializam esses produtos e que dependem muito desse dinheiro”, afirma.

A professora de arte Ana Abiasafe usa potes de papa de bebê e tecido para fazer uma lembrancinha de festa de criança. “A gente não usa linha, não usa agulha. Apenas a cola, uma boa tesoura para tecido, que é importantíssimo, e o bom gosto”, explica.

Mas não é só quem trabalha com arte que poupa a natureza. A bióloga Elisa Bizzi de Ávila aproveita o tempo livre para fazer pratos com material reciclado. Ela cobre bandejas de isopor com pedaços de filtro de papel.

“O povo vai fazendo um pouco da sua parte, mas eu acho que tem que ser feito muito. Caso contrário, nós não vamos ter mais um ambiente assim como estamos tendo aqui para mostrar para os nossos netos”, relata Elisa.

O artesão Jozimar Fernandes criou uma sacola feita com argolas das tampas de garrafas pet, um avental com restos de sombrinhas encontradas no lixo e luminárias decoradas. “Você vai numa festinha, come o bolinho, joga a colherinha e o pratinho fora. Então, eu peguei as colherinhas e fiz uma luminária”, explica.

Serviço

Aulas de reciclagem com Ana Abiasafe

Casa do Artesão – quadra 102 Norte.

Contato: (61) 8482-5217

Ong Lixomania

Paulo Vaz

Contato: (61) 8179-9999 / 3321-2304

Pratos e pestiqueiras feitos com embalagens de isopor

Elisa Bizzi de Ávila

Rua 10, chácara 230 - Lago Oeste

Contato: (61) 9666-8676

Artesão Jozimar Fernandes

QE 28, conjunto Q, casa 17 - Guará II

Contato: (61) 9114 2312 / 3217 3982          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições