Artigo no "FT" aponta risco de crise de crédito no Brasil

Artigo no "FT" aponta risco de crise de crédito no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

O jornal "Financial Times" voltou a apontar riscos de crise de crédito no Brasil, na segunda-feira (4). Um artigo assinado por dois gestores de fundos de investimento, Paul Marshall e Amit Rajpal, destaca o forte crescimento do endividamento e da inadimplência entre os brasileiros em 2011, mesmo no cenário de expansão do emprego.

Eles calculam que a classe média brasileira compromete hoje metade da renda com pagamento de dívida. Para eles, uma piora do cenário econômico pode elevar ainda mais o calote, provocando o colapso do crescimento do país.

Em artigo publicado em fevereiro, Marshall chegou a dizer que a situação brasileira é similar à dos Estados Unidos em 2008, ano em que explodiu a crise financeira americana.

O economista da Nomura Tony Volpon concorda que a alta do endividamento reduzirá a expansão econômica, mas ele não vê risco de bolha de crédito ou crise financeira.

Volpon observa que os juros muito baixos nos EUA estimularam o endividamento excessivo dos americanos, que refinanciaram suas dívidas diversas vezes. "Não existe risco aqui, onde os juros são altos."

Na semana passada, a revista "The Economist" também apontou riscos na expansão do crédito no Brasil.

Em relatórios recentes, o FMI e o Banco Internacional de Compensações (BIS) manifestaram preocupação semelhante. Desde dezembro, o Banco Central vem adotando medidas para reduzir a expansão do crédito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições