MENU

As maravilhas da moda de Alice

As maravilhas da moda de Alice

Atualizado: Quarta-feira, 24 Fevereiro de 2010 as 12

Tim Burton mergulha no mundo imaginário de Lewis Carroll para fazer sua singular versão de "Alice no País das Maravilhas", um filme que dará o que falar, tanto no cinema quanto nas passarelas, pois são muitos os estilistas que se inspiraram no tema para criar coleções repletas de cor e fantasia.

Graças ao filme - que estreia no Estados Unidos no dia 5 de março e no Brasil no dia 16 de abril - será possível ver joias, acessórios e croquis usados por Alice, pela Rainha Vermelha e o Chapeleiro maluco. Os divertidos e extravagantes personagens se unem ao gato de Cheshire, ao coelho branco, à lagarta, à morsa, ao carpinteiro e ao rei.

O mundo de sonhos, romântico e de fantasia do escritor Lewis Carroll está sendo recriado em diversas produções de moda, tanto de revistas quanto pelos suplementos dos jornais mais importantes do mundo. A revista americana Vogue fez um editorial inspirado no mundo de Alice. As criações de Christian Lacroix foram fotogradas por Annie Leibovitz. Delicados vestidos de seda azul, camisas brancas com laços, meias listradas, acessórios coloridos e sapatos compõem o visual do ensaio.

Fora do mundo da alta costura, a rede de lojas Bershka também fez a sua homenagem ao filme da Disney com uma coleção de camisetas fáceis de combinar com jeans.

Já a Printemps, loja de departamento de Paris, convenceu os estilistas Christopher Kane, Alexander McQueen e Manish Arora a criarem roupas inspiradas no espírito de Alice, que poderão ser vistas nas vitrines durante a Semana da Moda de Paris.

Acessórios dos sonhos

A estilista britânica Stella McCartney se uniu à Disney para desenhar uma coleção limitada de joias inspiradas no novo filme de Burton. Com ouro, cristais de Swarovski, pérolas e plexiglás (um material plástico transparente), Stella recria o maravilhoso mundo de Alice e utiliza o preto, o rosa e o café para dar cor ao coelho e ao Chapeleiro louco. Os trevos e corações enfeitam pulseiras, anéis, braceletes e pingentes.

A empresa Titis Clothing traz o mágico mundo de Alice para as suas criações em tons suaves e pasteis, realçadas com cortes que conferem volume e feminilidade aos modelos. Swarovski também se rendeu ao mundo de sonho criado por Lewis Carroll e desenhou uma coleção de bijuteria que capturou o espírito de cada personagem do filme.

Todas as peças capturam o espírito extravagante, gótico e "vintage" criado por Tim Burton no filme, desde o pingente em formato de coração até o coelho branco, passando pelo colar "flower garden" e a simpática chaleira.

As cores da maquiagem.

O fenômeno cinematográfico do ano também despertou uma autêntica febre entre maquiadores e cabeleireiros, que podem ousar em meio ao espírito romântico e mágico que envolve "Alice no País das Maravilhas".

Assim, a empresa Urban Decay lançou no mercado um "kit" de maquiagem com o nome "Alice in Wonderwolrd", com divertidas e alegres cores, entre estas 16 sombras para os olhos.

A OPI, gigante dos esmaltes, também quis prestar homenagem ao filme e criou uma coleção inspirada nas brilhantes cores do filme, e a rede de cosméticos Paul & Joe desenhou baseado no maravilhoso mundo de Alice uma caixa de metal que além de espelho traz batom, lencinhos de limpeza e lápis labial.

Por: Carmen Martín

veja também