Assembleia de SP coloca 350 mil documentos históricos na internet

Assembleia de SP coloca 350 mil documentos históricos na internet

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

A Assembleia Legislativa de  São Paulo (Alesp) lança oficialmente nesta terça-feira (1º) um novo serviço que tornará disponíveis, para consulta e reprodução pela internet, mais de 350 mil páginas de documentos originais do Império, República Velha e anos 1930. O serviço já está disponível no site da Alesp , no link documentação e informação.

A consulta permite abrir arquivos digitalizados com base em um mecanismo de buscas. Um requerimento de 1850, por exemplo, pede providências a respeito dos rios que sobem na época das chuvas.

Os documentos só podiam ser consultados antes no próprio Acervo Histórico da Assembleia, serviço que será mantido. O acervo total chega a 500 páginas, acumuladas desde 1819. A digitalização e a disponibilização na internet deve facilitar o acesso para pesquisadores, professores e estudantes.

O material digitalizado trata de urbanização, obras públicas, expansão da malha ferroviária e rodoviária, o crescimento da atividade econômica, as prioridades governamentais em cada época, o funcionamento do Legislativo, o papel das igrejas como centros públicos, educação, saúde, finanças, escravidão, imigração, índios.

O pesquisador continuará tendo à disposição no acervo físico a série completa dos “Anais da Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo” (de 1835 e 1947), os 25 mil volumes de obras da Biblioteca do Acervo, o banco de fotografias, com mais de 150 mil imagens, além do banco de dados biográficos dos deputados do Império, República Velha e anos 1930.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições