MENU

Assentamentos ganham bibliotecas rurais

Assentamentos ganham bibliotecas rurais

Atualizado: Sexta-feira, 3 Julho de 2009 as 12

No último dia 25, foram entregues 20 bibliotecas rurais Arca das Letras para comunidades rurais e assentamentos, como parte da programação da 9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, uma das maiores feiras a céu aberto do Brasil, realizada de 18 a 28 de junho, em Ribeirão Preto.

As bibliotecas foram disponibilizadas por meio de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Banco do Brasil e contou com a colaboração da Fundação Itesp, do Incra e da rede de agências do Banco do Brasil para mobilizar as comunidades. No mesmo dia, agentes de leitura e técnicos parceiros receberam curso de capacitação, ministrado por representantes da coordenação estadual e nacional do programa Arca das Letras.

O Itesp de Araraquara participou ativamente deste processo, coordenado pelos agentes sociais Amarildo Fernandes e Maria Helena Pereira Dantas Martins, com a colaboração dos técnicos Carlos César Rocha da Silva e Nivaldo Donizeti da Silva, identificando junto às comunidades os locais para a instalação das bibliotecas e os agentes de leitura. Ficou a cargo do Itesp, também, o transporte até Ribeirão Preto e, posteriormente, translado do material doado até às comunidades.

Com esta ação, oito comunidades da região de atuação do Grupo Técnico de Campo de Araraquara foram beneficiadas: Monte Alegre I, Monte Alegre II, Monte Alegre V, Monte Alegre VI, Silvânia, Bueno de Andrada e Guarani, além da comunidade do antigo Banco da Terra de Ibaté. Com estas instalações, 100% dos assentamentos atendidos na regional já possuem bibliotecas rurais.

veja também