Astorga, no interior do Paraná, tem 13 novos casos de dengue

Astorga, no interior do Paraná, tem 13 novos casos de dengue

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

A cidade de Astorga, no norte do Paraná, registrou em março 13 novos casos de dengue. Ao todo são 16 pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypt. O número corresponde à totalidade de casos notificados, no ano passado. Para conter a incidência de contaminações, a Secretaria Municipal de Saúde vai multar os moradores donos de residências com focos de reprodução do mosquito em R$ 600.

Todos os casos notificados em Astorga estão no distrito de Içara, uma região rural onde há muitos bebedouros para animais, tanques e vasos de plantas. Alguns criadouros do mosquito estão aparentes. O aposentado Sebastião Antônio Rosa ficou satisfeito com a visita dos agentes de saúde. Ele que não sabia da existência dos focos.

O último levantamento realizado pela prefeitura de Astorga para medir a infestação do Aedes Aegypti mostrou que o índice está acima do tolerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1%. Na cidade, o índice geral é de 5,2%. Isso significa que a cada 100 casas visitadas pelos agentes de combate à dengue, pelo menos cinco têm focos do mosquito.

O município tem seis agentes de combate à endemias. O ideal seria o dobro. Segundo o Departamento de Saúde, um concurso deve ser feito em abril e por enquanto são os agentes do programa saúde da família que ajudam nas vistorias.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições