Audiência discutirá em julho o papel da TV pública no país

Audiência discutirá em julho o papel da TV pública no país

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

O papel da TV pública no Brasil será debatido em audiência pública no dia 9 de julho, em Brasília. O debate, promovido pelo Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil, será aberto a todos os interessados que se inscrevam previamente no endereço eletrônico www.ebc.com.br .

"Escolhemos esse tema pois achamos que é o que mais se aproxima dos anseios de esclarecimento do público interessado", explicou o presidente do Conselho Curador, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, após reunião preparatória da audiência pública, nesta terça-feira, 23 de junho. "A TV passou por várias experiências, algumas difíceis, como debates entre gente que saiu e gente que ficou. Acho que agora é o momento de podermos fazermos uma avaliação e uma exposição ao público mais adequada daquilo que aconteceu."

Segundo Belluzzo, a ideia é realizar debates semelhantes a cada seis meses, em diferentes cidades do país, para discutir temas relacionados à comunicação pública, uma vez que o Conselho Curador tem o papel de "correio de transmissão" entre o público e a direção executiva da EBC. "Essas audiências vão ser muito importantes para a definição dos rumos e das estratégias da TV pública e da Empresa Brasil de Comunicação", afirmou, ressaltando que os demais veículos da EBC (agência de notícias, rádios e rádio-agência) entrarão em pauta em próximos encontros.

Na reunião de ontem, dia 23, o Conselho Curador definiu que essa primeira audiência ocorrerá na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília, e deve durar quatro horas - das 14h às 18h. Está prevista uma exposição inicial da presidente da EBC, Tereza Cruvinel, sobre o que foi realizado até agora e os projetos futuros. Depois, haverá duas horas para manifestações dos participantes e um período final para esclarecimentos. A sessão será transmitida pela TV NBr e pela Internet, com possibilidade de envio de mensagens e sugestões via Internet.

Também na reunião desta terça-feira, tomaram posse três novos integrantes do conselho: o advogado João Jorge Santos Rodrigues, presidente do Olodum; o historiador Daniel Aarão reis Filho; e o jornalista Paulo Ramos Darengovski. Eles substituem, respectivamente, Alex Pererira Barbosa (MV Bill), Wanderley Guilherme dos Santos e Luiz Edson Fachin, que pediram afastamento por motivos pessoais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições