Avenida Paulista começa a ser recapeada

Avenida Paulista começa a ser recapeada

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Desde as 23h da última segunda-feira, dia 9, a avenida Paulista começou a ser recapeada. Atualmente passando por obras de revitalização, com a troca do piso das calçadas, implantação de acessibilidade e novo paisagismo, a via também terá o asfalto renovado em toda sua extensão.

A primeira etapa dos serviços, realizados pela Usina de Asfalto da Secretaria das Subprefeituras, será feita das 23h às 4h nas duas pistas da avenida no trecho entre a praça Oswaldo Cruz e a avenida Brigadeiro Luis Antônio.

Será renovado aproximadamente 1,3 quilômetro de asfalto (cerca de 650 metros em cada sentido da avenida), o que corresponde a uma área aproximada de 25 mil m².

O objetivo de realizar os trabalhos nas duas pistas simultaneamente, além de agilizar as obras, é o de minimizar os transtornos aos mais de 200 mil moradores da região e aos cerca de 90 mil motoristas e 1,7 milhão de pedestres que passam diariamente pela Paulista.

Caso haja necessidade, por conta de eventual ocorrência de trânsito no horário das intervenções, os serviços poderão ser feitos em duas faixas de rolamento em uma pista por vez, quadra a quadra.

"Há anos a avenida Paulista, o cartão-postal da Cidade, não recebia serviços de manutenção. A reforma em andamento, que já trocou o piso de 27 dos 31 quarteirões da avenida, irá deixá-la totalmente acessível e o recapeamento vai melhorar a qualidade do asfalto para os veículos", explica o secretário das Subprefeituras.

As obras serão realizadas à noite e durante a madrugada conforme orientação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que indicará opções de desvios. A previsão é que o primeiro trecho esteja concluído no período de duas semanas, no máximo, quando começa o recapeamento do segundo trecho, entre a alameda Casa Branca e a rua Pamplona.

Programa de recapeamento

Desde outubro de 2005 a Prefeitura realiza o maior programa de recapeamento da história da Cidade. Até o momento, 749 vias já receberam novo asfalto, numa extensão aproximada de 750 quilômetros.

Em 23 de abril de 2008, teve início nova etapa do programa, que deverá contemplar 240 ruas e avenidas, numa extensão de cerca de 280 quilômetros. Até o fim de 2008, o programa terá atendido mais de 990 ruas e avenidas, numa extensão de mais de 1.030 quilômetros, o que corresponde à distância entre São Paulo e Brasília.

Somando os demais programas de asfaltamento na Cidade - pavimentação de ruas de terra e capeamento das ruas de paralelepípedo -, São Paulo terá em dezembro de 2008 um total de 1.265 quilômetros de ruas com pavimento renovado.

Com o programa de recapeamento, estima-se que a Prefeitura tenha evitado, em três anos, a formação de cerca de 195 mil buracos (65 mil a cada ano), o que representou uma economia de aproximadamente R$ 13,8 milhões.

Isso foi possível porque os locais que têm o asfalto renovado deixaram de apresentar formação de buracos, possibilitando a expansão dos serviços de tapa-buracos para outras regiões da Cidade.

As vias públicas beneficiadas são selecionadas por meio de solicitações da população às Subprefeituras e de recomendações técnicas da Secretaria Municipal de Transportes, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do Laboratório de Mecânica de Pavimentos da Escola Politécnica da USP.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições