Avião da FAB desaparece com 11 pessoas a bordo

Avião da FAB desaparece com 11 pessoas a bordo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

A Infraero, empresa que administra os aeroportos brasileiros, informou nesta quinta-feira (29), na cidade de Cruzeiro do Sul (AC), que a aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) que desapareceu nesta tarde leva onze pessoas entre tripulantes e passageiros. Segundo funcionários da Infraero, os passageiros são agentes de saúde da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), órgão do Ministério da Saúde, do Amazonas, que trabalham na vacinação de comunidades indígenas perto de Cruzeiro do Sul.

O avião desapareceu na manhã desta quinta durante voo realizado entre as cidades de Cruzeiro do Sul e Tabatinga (AM), segundo informou o Comando da Aeronáutica por meio de nota em seu site nesta tarde. Por meio de uma nota às 18h44 desta quinta, a FAB confirmou que 11 pessoas estam a bordo do avião desaparecido.

A equipe de funcionários da Funasa que estão no avião da FAB é formada por um enfermeiro e seis técnicos de enfermagem. Mas, no entanto, não há informações se havia mais pessoas dentro do avião. A equipe partiu no avião de Cruzeiro do Sul para Tabatinga, onde seguiria de barco até Atalaia do Norte, para participar da operação gota, uma campanha de vacinação do Ministério da Saúde em parceria com a FAB para áreas de difícil acesso, principalmente em áreas indígenas.

Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas realizam as buscas. A FAB informou que o avião, um C-98 Caravan, decolou às 8h30 (horário local) e deveria pousar às 10h15.

A FAB informa em seu site que o C-98 Caravan foi fabricado pela Cessna nos EUA. Trata-se de um avião que começou a ser desenvolvido no início dos anos 1980 para transporte de pequenas cargas e passageiros em distâncias curtas.

A velocidade máxima é de 341 km/h e pode transportar um piloto e levar de nove a 14 pessoas. Vazio ele pesa 1.748 kg e pode carregar até pouco menos de duas toneladas e voar com 3.630 de carga máxima.

No Brasil é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e para transporte médico na região amazônica.

Confira a seguir a íntegra do informe da Aeronáutica:

Nota oficial - Desaparecimento de aeronave da FAB

O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu hoje (dia 29), pela manhã, quando realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave decolou às 8h30, horário local, e deveria pousar em Tabatinga às 10h15. Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB já se encontram na região e iniciaram as buscas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições