MENU

Bahia tem 72 cidades em situação de emergência por conta da seca

Bahia tem 72 cidades em situação de emergência por conta da seca

Atualizado: Sexta-feira, 23 Setembro de 2011 as 4:24

Bahia tem em média mais de 200 cidades em situação de emergência todos os anos

(Foto: Reprodução/ TVBA)

  A estiagem no semiárido baiano até esta sexta-feira (23) já fez 72 cidades decretarem estado de emergência, informa a Coordenaria Estadual de Defesa Civil (Cedec), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Nos últimos oito dias, dez cidades solicitaram ajuda emergencial para o estado, segundo o coordenador adjunto Paulo Sérgio Luz, do Cedec. A Bahia chega a ter média de mais de 200 cidades com situação de emergência todos os anos.

Atualmente, a Cedec aponta o entorno de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, formado por 27 cidades, como uma das regiões mais afetadas pela estiagem nesse período do ano. Porém, a região oeste também é preocupante, segundo a Cedec, devido aos 150 dias consecutivos sem chuva. “A baixa umidade do ar nesses locais também tem causado incêndios florestais”, indica o coordenador.

Entorno de Vitória da Conquista é uma das regiões

mais afetadas (Foto: Reprodução/ TVBA)

  “Geralmente, começa a afetar a zona rural do município, levar à perda parcial ou total da plantação de feijão, milho e mandioca, por exemplo. Também tem as secas das pastagens, o gado começa a morrer e isso afeta diretamente a economia”, relata Sérgio Luz. “Nisso, falta água também para consumo humano, seca as cisternas, os riachos e o município perde a capacidade de sozinho atender à demanda da população”, descreve.

O estado apoia as localidades impactadas pela estiagem com construção de cisternas emergenciais e convênio com carros pipa, além da execução do programa Água Para Todos, do Governo Federal.

No norte do estado, embora só tenha chovido até julho, a situação não é considerada crítica. “No sul, é o contrário, temos situações de inundações e alagamentos devido às chuvas”, explica Luz.

Incêndio foi contido com ajuda do Corpo dos

Bombeiros (Foto: Reprodução/ TVBA)

  Fogo

Na tarde de quinta-feira (22), um incêndio atingiu uma parte da área da Serra do Peri Peri, no bairro Bruno Bacelar, em Vitória da Conquista. Ainda não há informação do que teria causado o fogo. A área tem pés de eucalipto e abrange cerca de três hectares.

A Defesa Civil usou um caminhão pipa, mas foi preciso uma equipe de reforço do Corpo de Bombeiros para conter o incêndio. Os bombeiros entraram na mata usando mochilas com capacidade para 20 litros de água cada. As chamas já foram controladas.          

veja também