MENU

Bahia terá nova matriz energética

Bahia terá nova matriz energética

Atualizado: Quarta-feira, 13 Janeiro de 2010 as 12

A proposta de uma nova matriz energética para a Bahia foi discutida terça-feira, dia 12, na Secretaria do Planejamento (Seplan) por, representantes de diversas secretarias do Governo do Estado. A discussão girou em torno da necessidade de uma matriz mais limpa, com a participação maior das energias renováveis, a exemplo da eólica e solar.

Segundo o diretor de Planejamento Econômico da Seplan, Roberto Fortuna, a ideia deste encontro é juntar esforços para a elaboração de um Termo de Referência para contratação, por meio de processo licitatório, de uma consultoria especializada.

"Este novo estudo vai subsidiar uma política pública de energia adequada à questão ambiental", afirmou. Segundo Fortuna, já existem mapeamentos que facilitariam a interiorização da produção de energia. "A região litorânea e principalmente a região do rio São Francisco possuem um bom potencial eólico", exemplifica.

De acordo com o diretor de Política Territorial da Seplan, Benito Juncal, a Bahia possui potencial para a atração de empreendimentos que produzam energias renováveis. "É preciso diversificar, limpar a matriz energética e construir um plano de desenvolvimento sustentável", afirma.

Participaram da reunião representantes das Secretarias do Planejamento (Seplan), de Infraestrutura (Seinfra), do Meio Ambiente (Sema), de Industria e Comércio e Mineração (Sicm), da Fazenda (Sefaz) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

veja também