MENU

Baleia encalha em praia de Santa Catarina

Baleia encalha em praia de Santa Catarina

Atualizado: Quarta-feira, 8 Setembro de 2010 as 8:50

Uma baleia da espécie Franca foi descoberta, na manhã desta terça-feira (7), na praia do Sol, sul de Santa Catarina por pescadores do local. A polícia ambiental foi acionada para o local.

Segundo a polícia, a baleia de 10 metros e cerca de oito toneladas beirava a praia quando encalhou. Ela está aparentemente doente. “A presença de “ciamídios”, uma espécie de ‘piolho de baleia’, no corpo dela é sinal de que ela está infectada, provavelmente doente”, disse o Sargento da Polícia Ambiental José dos Passos Lúcio.

Segundo ele, o animal ainda não é um adulto e não apresenta muitos movimentos. A baleia está a cerca de 12 metros da praia e atrás dela existe um banco de areia. Uma tentativa de resgate foi feita pela manhã, mas segundo a Polícia, as variações da maré não ajudaram, e por ser feriado, houve dificuldade em acionar embarcações.

“Somente nesta quarta-feira no mesmo horário que tentamos hoje, às 10h, com a maré alta, é que vamos tentar resgatá-la. Vamos precisar de um rebocador, no mínimo três embarcações e dois jet skis para o resgate.”, afirmou o sargento.

Os policiais ambientais acionaram o Instituto Baleia Franca. Uma equipe do Instituto Chico Mendes também está no local. Durante o dia, a Polícia Ambiental tentou uma aproximação da baleia, mas o animal reagiu com agitação.

Segundo ele, neste fim de semana 57 baleias apareceram na costa da região Sul do estado. “Nessa época, esse tipo de mamífero é frequente aqui na região. É rota deles", afirmou.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também