Baleia encalhada ainda não foi retirada de praia em Vila Velha, ES

Baleia encalhada ainda não foi retirada de praia em Vila Velha, ES

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:24

A jubarte que encalhou na praia da Baleia na última sexta-feira (7), na Ponta da Fruta, em Vila Velha, ainda não foi retirada pela prefeitura. A administração municipal informou que está verificando os equipamentos, mas ainda não definiu o horário para a ação.

Segundo diretor do Instituto Orca, Lupércio Barbosa, a carcaça da baleia está em uma situação complicada para ser retirada, pois está há mais de dez dias em decomposição. "É preciso equipamento adequado. Também não é possível cortar a baleia devido ao risco de contaminação do ambiente", afirma.

Retirada estava marcada para sábado (8)

A baleia Jubarte seria removida pela prefeitura de Vila Velha na manhã deste sábado (8) , segundo o Instituto Orca. A prefeitura informou que a remoção foi adiada para segunda-feira (10) porque precisa de uma máquina maior - uma escavadeira.   A Prefeitura de Vila Velha informou que, como a baleia pesa cerca de 15 toneladas, será necessário uma escavadeira para a remoção. A máquina já  está sendo providenciada e os trabalhos estão marcados para a segunda-feira (10).

Baleia

De acordo com o Instituto Orca, a baleia é adulta, da espécie Jubarte, e mede aproximadamente 13 metros. O animal encalhou na noite desta quinta-feira (6), na orla de Ponta da Fruta, em Vila Velha, por volta de 20h30.

Baleia morta só deve ser removida de praia do ES na segunda-feira (Foto: Divulgação/Instituto Orca)        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições