Baleia encontrada morta some

Baleia encontrada morta some

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:14

Após impasse sobre o destino da baleia encontrada morta nesta terça-feira (20) próxima à Orla de São Conrado, na zona sul do Rio, o animal desapareceu, provavelmente arrastado de volta para o alto-mar com a correnteza.

De acordo com a bióloga Dayse Mello Pereira da Silva, do laboratório de Mamíferos Aquáticos da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o cetáceo deveria ter sido levado para o porto do Rio, pertencente à Docas S/A.

No local, pesquisadores iriam recolher material para analisar a causa da morte do animal e tentar determinar a espécie. No entanto, a empresa não autorizou o rebocamento.

A baleia ficou à deriva e, na manhã desta quarta-feia (21), não foi mais encontrada.

"Fizemos um acordo com o Ibama que nos cedeu um reboque, além de um convênio com a Comlurb que iria levar a baleia para o aterro sanitário. Mas a Docas não permitiu o reboque. É uma grande perda para o laboratório", afirmou Dayse. 

Bombeiros realizam buscas pela região para tentar localizar a baleia, mas, ao que tudo indica, o animal teria sido carregado com a correnteza.

Procurada pelo iG, a assessoria das Docas ainda não se manifestou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições