Bancários do Distrito Federal entram em greve nesta terça-feira

Bancários do Distrito Federal entram em greve nesta terça-feira

Atualizado: Terça-feira, 7 Outubro de 2008 as 12

Bancários do Distrito Federal entram em greve nesta terça-feira

Os bancários do Distrito Federal vão estão em greve hoje, dia 30 de setembro. Ainda não há definição sobre a duração. A continuidade depende de uma assembléia que será realizada no fim da tarde. A categoria pede reposição da inflação, aumento salarial real de 5%, definição de plano de carreira e aumento do piso salarial de R$ 921 para R$ 1.497 neste ano.

Os bancários reivindicam, ainda, aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), nos valores do vale-refeição, da cesta-alimentação, do auxílio-creche e cumprimento da jornada de seis horas, e não de oito, como é praticado hoje, de acordo com o diretor do Coletivo Banco do Brasil, Eduardo Araújo.

A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi de um aumento de 7,5%. "Nenhuma das outras questões foi colocada, como o aumento do piso salarial, da PLR, e não houve proposta de implantação de plano de cargos e salários", conforme Araújo.

A assembléia de ontem, dia 29 de setembro, que terminou por volta das 21h, reuniu mais de duas mil pessoas e todos foram "unânimes em fazer a greve, rejeitando a proposta", segundo o diretor.

Os sindicatos de todos os estados estão com indicativo de greve para hoje. A maioria vai decidir se a paralisação será por tempo indeterminado ou não.

veja também