Banco de Sangue da rede São Camilo precisa de doações

Banco de Sangue da rede São Camilo precisa de doações

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Doações de voluntários caíram 50% após o início da campanha de vacinação da rubéola. Pessoas vacinadas ficam impedidas de doar sangue durante 28 dias.

O Banco de Sangue da Rede São Camilo de São Paulo está precisando de doações. Segundo o diretor do serviço de hemoterapia da Rede São Camilo, Dante Mário Langhi, no último mês, as doações de sangue caíram 50%.

A causa principal deve-se à campanha nacional de vacinação da rubéola, realizada pelo Ministério da Saúde que focou homens e mulheres de 20 a 39 anos, justamente a faixa etária que mais costuma doar sangue. Langhi explica que após a vacinação, as pessoas ficam impedidas de doar sangue durante quatro semanas.

"As vacinas podem influenciar nos resultados de exames futuros ou comprometer o estado de saúde tanto do doador quanto de quem receberá o sangue, uma vez que trazem o vírus atenuado, que permanece durante um tempo no sangue da pessoa imunizada", explica o médico.

Somado a isto, no último mês, a porcentagem de transfusões realizadas nas unidades da Rede São Camilo aumentou cerca de 30%, em função do atendimento prestado a pacientes em estado grave na UTI e transplantados de medula óssea.

"A situação é crítica em todos os hemocentros do Brasil. Alguns hospitais estão até mesmo cancelando cirurgias devido à redução nos estoques de sangue. É muito importante que as pessoas tomem consciência do problema e compareçam aos postos de coleta para doar sangue", diz o diretor do Banco de Sangue.

Os hospitais da Rede São Camilo precisam de doadores de todos os tipos sanguíneos, em especial das pessoas com "RH negativo", uma vez que pacientes com este tipo sanguíneo apenas podem receber transfusões deste sangue em específico.

Pré-requisitos para a doação de sangue:

- Estar em boas condições de saúde e descanso

- Ter entre 18 e 65 anos

- Pesar no mínimo 50kg

- Estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos

- Apresentar documento oficial de identidade com foto

Postos de coleta do Banco de Sangue da Rede São Camilo

Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia

Av. Pompéia, 1.178

Tel.:  11 3677-4444  11 3677-4444 ramal 5055

Segunda a Sexta-feira: 8h às 18h

Sábado: 8h às 16h

Hospital e Maternidade São Camilo Santana

Av. Voluntários da Pátria, 3.997

Tel.:  11 2972-8000  11 2972-8000 ramal 1134/1135

Segunda a Sexta-feira: 8h às 12h

Durante o período de doação, o estacionamento nas duas unidades São Camilo é gratuito. O doador de plaquetas por aférese poderá almoçar ou jantar gratuitamente no restaurante do hospital.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições