'Baralho do crime' da Bahia deve ter versão atualizada até terça-feira

'Baralho do crime' da Bahia deve ter versão atualizada até terça-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

Baralho do crime (Foto: Ingrid Maria Machado)

O baralho com o rosto dos foragidos mais perigosos da Bahia deverá ter nova edição impressa até a terça-feira (13), já com a substituição dos noves suspeitos que já estavam detidos no sul do estado, fato desconhecido até quinta-feira (9). O projeto faz parte do programa ‘Pacto Pela Vida’, da Secretaria de Segurança da Bahia (SSP-BA), e busca aumentar o número de denúncias por parte da população.

De acordo com o órgão, a Polinter (Coordenação de Polícia Interestadual) possui um sistema integrado entre as polícias, que registra e manda cumprir os mandados de prisão que estão em aberto. A falha ocorreu porque os mandados de prisão que já tinham sido cumpridos não foram repassados pela Justiça à polícia, conforme explica o órgão.

A coordenadora do Disque Denúncia, Deise Santas, afirmou que todos os presídios serão checados para atualização do sistema. A SSP informa ainda que alguns dos suspeitos foram presos durante a confecção do baralho.

Sobre o processo de escolha dos novos foragidos que serão incluídos, a SSP relata que todos devem ter mandados de prisão em aberto, com alto grau de periculosidade para a sociedade. A filtragem será realizada pelo serviço de inteligência em investigação sigilosa.

O ‘Baralho do Crime’ é composto por 52 suspeitos e foi lançado pelo governo na tarde do último dia 2, uma quinta-feira. Cada carta tem o rosto do suspeito e o crime pelo qual é acusado. Na ocasião, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, disse que esse é o momento das polícias saberem aproveitar as informações da população e terem um resultado positivo a partir desses dados. Todas as cartas estão disponíveis no site da SSP-BA.

O número do disque denúncia no interior do estado é 181. Na capital as ligações devem ser feitas para o número 3235-0000. A pessoa não precisa se identificar. Todos os criminosos que estão no baralho têm mandado de prisão expedido e alguns já foram julgados e condenados.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições