Barco pesqueiro que saiu de Cabo Frio está desaparecido há 11 dias

Barco pesqueiro que saiu de Cabo Frio está desaparecido há 11 dias

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

O barco pesqueiro Witamar III está desaparecido desde o dia 6 de junho, depois de ter saído de Cabo Frio no dia 1º, na Região dos Lagos, com seis tripulantes para pescar a cerca de 70 milhas da costa do Rio. O 1° Distrito Naval iniciou buscas ao barco no dia 10, quando seu desaparecimento foi informado, mas, sem pistas, as buscas foram suspensas até que surjam novas informações. O barco deveria retornar a Cabo Frio no dia 8 ou 9 de junho.

No dia 6, o Witamar III, comandado pelo mestre Zenildo de Oliveira Pacheco, fez o último contato quando estava em direção à costa de Cabo Frio, em região próxima à plataforma Rio de Janeiro. Foi quando a tripulação entrou em contato com o barco chamado Comandante Justino para pedir gelo e continuar trabalhando naquela área na pesca de atuns e dourados.

O Witamar III pertence a Pedro Gilson Araújo, que explicou que a embarcação de 12 metros está em perfeitas condições, tem autonomia para trabalhar por 15 dias, com combustível, gelo e bateria suficientes. Segundo Pedro Gilson, o rádio estava em perfeito funcionamento e os tripulantes têm estoques grandes de ração humana e água. O dono do barco não sabe o que pode ter acontecido, pois não foram encontrados vestígios de acidentes. Ainda segundo ele, mestre Zenildo, que comanda o barco desaparecido, é experiente, sério e responsável.

Rebocador e helicóptero

O Comando do 1º Distrito Naval informou, por meio de nota enviada na tarde desta quinta-feira (16), que tomou conhecimento do desaparecimento do Witamar III no dia 10 de junho. Foi lançado um alerta pedindo para que os navios mercantes da área ficassem de prontidão para um possível resgate de náufragos.

Um grupamento do 1º Distrito Naval coordenou os barcos pesqueiros que se encontravam no local para ajudarem na procura, com o auxílio de um rebocador e de um helicóptero. Na quarta-feira (15), sem avistar nenhum sinal do barco ou de seus tripulantes, as buscas foram suspensas. Mas o 1° Distrito Naval informou que a procura pelo Witamar III pode ser retomada assim que chegarem novas informações sobre seu desaparecimento.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições