Barco que naufragou no Paranoá pode ser periciado dentro da água

Barco que naufragou no Paranoá pode ser periciado dentro da água

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

Começou por volta das7h desta segunda-feira (30), o quinto dia de trabalho do Corpo de Bombeiros para içar barco Imagination, que naufragou no último dia 22 no Lago Paranoá, em Brasília, matando nove pessoas.

Nesta segunda-feira, os mergulhadores da operação vão reposicionar os globos de flutuação para tentar elevar ainda mais a embarcação e aproximá-la da margem. Os bombeiros avaliam se será possível levar o barco na horizontal para terra ou se o trabalho vai ser encerrado e encaminhado para perícia da Polícia Civil com a embarcação na horizontal, ainda dentro da água.

“Os globos já não têm altura suficiente para puxar o barco. Isso porque, na hora que ele aparece na superfície, ele desinfla”, explica a major Vanessa Signale, do Corpo de Bombeiros. “Tentaremos subir a embarcação e aproximá-la da margem o máximo possível”, completou a major. O trabalho de içamento está sendo feito com 10 a 12 balões de flutuação, que suportam até 19 toneladas.

Neste domingo, bombeiros conseguiram mover um pouco mais a proa do barco naufragado no Lago Paranoá, em Brasília (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)     Fim de semana

De acordo com os bombeiros, foram realizados alguns avanços neste domingo (29). Um pedaço maior do barco emergiu – cerca de um terço da embarcação está fora da água –, a popa subiu de 13 metros de profundidade para oito metros e o Imagination se aproximou da margem do lago. Os vidros da embarcação foram quebrados e objetos, como sofá, caixa de som e objetos pessoais dos tripulantes, foram retirados.

No sábado, os trabalhos foram prejudicados por conta de um acidente ocorrido na noite de sexta, quando uma lancha atingiu dois balões de flutuação presos ao barco , que eram usados para tentar trazer a embarcação à superfície do lago. O maior balão usado nos trabalhos, com capacidade para sustentar seis toneladas, rasgou. Um segundo, com capacidade para duas toneladas, foi danificado.

Os bombeiros que participam dos trabalhos conseguiram remendar o balão com capacidade de seis toneladas. O balão com capacidade de duas toneladas precisou ser descartado. Por conta disso, foi necessário recorrer a outros sete balões menores, totalizando 11 balões de flutuação.

O naufrágio do Imagination ocorreu por volta das 21h do último domingo. No momento do acidente, era realizada no barco uma festa organizada por uma empresária dona de um buffet. Mais de cem pessoas estavam no barco quando ele naufragou. Nove pessoas morreram. O corpo da última vítima foi resgatado na noite desta quarta-feira (25). Segundo a Marinha, o barco tinha capacidade para 90 passageiros e 2 tripulantes.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições