Bares de Ribeirão Preto (SP) terão "blitze" sobre lei antifumo hoje

Bares de Ribeirão Preto (SP) terão "blitze" sobre lei antifumo hoje

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta sexta-feira, 29 de maio, nos bares e restaurantes de Ribeirão Preto (313 km de SP) a série de "blitze educativas" sobre a lei antifumo. A norma estadual, que proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo, entra em vigor no próximo dia 7 de agosto.

Técnicos do CVS (Centro de Vigilância Sanitária) do Estado e agentes municipais vão percorrer cinco locais e dar orientações aos proprietários sobre as medidas que deverão ser adotadas pelos estabelecimentos a partir de agosto.

"Vamos reforçar a conscientização dos comerciantes, antes que as ações punitivas comecem a ser praticadas", disse a diretora do CVS, Cristina Megid. A eliminação dos fumódromos e afixação de avisos sobre a proibição do fumo em locais visíveis são algumas das ações previstas pela lei.

Os locais a serem visitados não foram divulgados pela secretaria. Durante os próximos dois meses, as blitze vão acontecer em outros 27 municípios.

Além da distribuição de material informativo sobre a nova legislação, os técnicos vão disponibilizar um monoxímetro, aparelho que mede as taxas de monóxido de carbono no ambiente. "Queremos mostrar o perigo que o fumo representa para todas as pessoas, não somente para os fumantes", afirma Megid. Segundo ela, os fumantes não serão abordados.

A proposta da campanha não incomoda os donos de bares e restaurantes em Ribeirão.

"Nós não somos contra a orientação. Mas somos contra a lei que não pune o fumante", afirma Carlos Frederico Marques, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ribeirão Preto e Região. Pela lei, só os estabelecimentos são punidos.

Para o médico Clésio Soares, coordenador da Comissão de Controle do Tabagismo do Hospital das Clínicas, a campanha pode fazer com que a lei tenha mais sucesso do que a norma municipal, em vigor desde 2004 em Ribeirão, que só é cumprida nos shoppings. "É um sistema que está bem preparado para funcionar."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições