Batalhão recebe blindados que serão usados em megaoperação no Rio

Batalhão recebe blindados que serão usados em megaoperação no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

Blindados da Marinha, utilizados em novembro nas ocupações de Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão, chegaram na noite de sábado (5) à sede do Batalhão de Choque, no Centro do Rio. Cinco blindados darão apoio à ocupação do Complexo de São Carlos, no Estácio, em megaoperação prevista para ocorrer neste domingo (6).

São quatro veículos para transporte de pessoal, com capacidade para 25 pessoas, e um de apoio mecânico. Os blindados devem transportar policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Um dia antes da megaoperação que a polícia prepara para ocupar as favelas do Catumbi, Estácio e Santa Teresa, no Centro do Rio, a Polícia Civil já traçava estratégias para a ação deste domingo. Uma das missões será monitorar eventual fuga de criminosos.

Segundo a polícia, agentes vão ocupar os morros do São Carlos, Mineira, Fallet, Coroa, Zinco, Fogueteiro, Prazeres e Escondidinho.

Um esquema montado com todas as delegacias especializadas vai acompanhar o possível deslocamento de suspeitos desses pontos para locais em que haja favelas controladas pelas mesmas quadrilhas, como a Rocinha, e algumas comunidades de Niterói, na Região Metropolitana.

O monitoramento será comandado pelo chefe do Departamento de Polícia Especializada, Ronaldo Oliveira, desde o início da operação policial.

A Polícia Civil garante que, caso seja necessário, os policiais estarão prontos para entrar em comunidades invadidas ou em possíveis rotas de fuga desses criminosos. O reforço conta com 230 agentes, quatro blindados e helicópteros.

Reforço

A Policia Rodoviária Federal também vai participar monitorando as estradas de acesso ao Rio e agentes de outros estados vão ser deslocados para a capital fluminense.

‘Caveirão do ar’

A ação deve contar com o novo equipamento da Polícia Militar: o ‘caveirão do ar’. Com capacidade para 15 pessoas, o helicóptero, de fabricação americana, conta com blindagem mais resistente. A aeronave tem ainda um sistema que permite o desembarque dos policiais com o helicóptero em movimento.

Ações e conflitos na região

Na quinta-feira (3), policiais apreenderam um caminhão com eletrodomésticos que seria de traficantes do conjunto de favelas do São Carlos, em fuga da comunidade. Na quarta (2), um tiroteio assustou moradores e comerciantes da região. De acordo com a polícia, os tiros começaram durante uma ação do Batalhão de Choque nos morros do Fallet e Fogueteiro.

Na semana passada, uma operação reuniu cerca de 120 policiais de diversas delegacias especializadas no local, para combater o tráfico de drogas e fazer um levantamento de dados para outras operações e investigações em curso. No dia da operação, a sede da prefeitura do Rio foi atingida por disparos.

UPP no Morro São João

Na segunda-feira (31), Cabral participou da instalação da 14ª UPP. A unidade, que fica no Morro São João, no Engenho Novo, no subúrbio, vai beneficiar cerca de seis mil moradores, além de comerciantes das comunidades vizinhas do Morro da Matriz e Morro do Quieto. Ela tem um efetivo de 200 policiais militares, sendo 35 mulheres.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições