Battisti depõe hoje em processo sobre falsificação

Battisti depõe hoje em processo sobre falsificação

Atualizado: Quinta-feira, 10 Dezembro de 2009 as 12

O ex-militante italiano Cesare Battisti vai participar de audiência na 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (10), às 13h30, para depor em um processo criminal por falsificação de documentos. Battisti foi preso no Rio em 2007 e transferido para a penitenciária da Papuda, em Brasília.

A autorização para a viagem foi dada pelo ministro Cezar Peluso, relator do processo de extradição do italiano no STF (Supremo Tribunal Federal).

O italiano, que em janeiro deste ano recebeu o status de refugiado político do governo brasileiro, foi condenado à prisão perpétua em seu país em 1993 pelo assassinato de quatro pessoas. Ele integrava a organização de extrema esquerda PAC (Proletários Armados pelo Comunismo).

O ex-ativista nega os crimes e afirma que teve seu direito de defesa cerceado durante o julgamento. Também alega sofrer perseguição política do governo italiano.

Em julgamento no dia 18 de novembro, os ministros do Supremo votaram a favor da extradição, mas deixaram a decisão final para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

veja também