MENU

BDRJ Educação: governo quer melhorar rendimento até 2014

BDRJ Educação: governo quer melhorar rendimento até 2014

Atualizado: Terça-feira, 19 Abril de 2011 as 8:37

Para tentar melhorar o rendimento dos alunos do ensino público do Rio de Janeiro, as escolas estaduais começaram a aplicar provas de português e matemática para estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, e das três séries do ensino médio. Os testes, que serão bimestrais, são uma forma de acompanhar de perto o desempenho dos estudantes.

A partir desses resultados, a Secretaria de Educação vai tentar traçar ações para melhorar a nota obtida no índice de desenvolvimento na educação básica. A meta é colocar o Rio de Janeiro entre as cinco primeiras posições no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2014.

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, em uma escala de zero a dez. Ele sintetiza dois conceitos importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no censo escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.      

veja também