Bebidas apreendidas viram álcool em gel, para limpeza, e combustível

Bebidas apreendidas viram álcool em gel, para limpeza, e combustível

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:38

As bebidas apreendidas pela Receita Federal são

utilizadas desde o álcool até a embalagem (Foto: Divulgação/AENoticias)

  A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava (PR), transforma bebidas alcoólicas em combustível, álcool em gel e álcool para limpeza. As bebidas utilizadas são apreendidas pela Receita Federal em postos de fiscalização, e transformadas no laboratório de produção de biocombustíveis da Universidade.

São produzidos diariamente 200 litros de álcool por dia, no projeto que começou em 2009. Só em 2010, foram embalados cinco mil frascos de álcool em gel. Parte desse álcool em gel e para limpeza é utilizado nos departamentos administrativos da Universidade, e o restante é destinado para os postos da Receita Federal em todo o estado. O combustível abastece cinco veículos da Unicentro.

Reaproveitamento total

Não apenas o álcool é aproveitado no projeto. Após a separação do álcool da bebida, em um processo físico-químico, o resto dos componentes (água e açúcares) é utilizado pelo Setor de Agronomia da Universidade, e as embalagens são destinadas para cooperativas de reciclagem de Guarapuava.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições