MENU

Bernardo Bertolucci ganhará Palma de Ouro Honorária em Cannes

Bernardo Bertolucci ganhará Palma de Ouro Honorária em Cannes

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 10:57

O cineasta italiano Bernardo Bertolucci será homenageado com uma Palma de Ouro Honorária durante a cerimônia de abertura do 64º Festival de Cannes, no dia 11 de maio.

A Palma de Ouro Honorária tem como objetivo reconhecer o trabalho de um cineasta importante, com qualidade reconhecida, mas que jamais tenha sido premiado no festival. Woody Allen e Clint Eastwood receberam o prêmio excepcionalmente em 2002 e 2009, respectivamente, mas a partir deste ano ele será concedido em caráter anual.

De acordo com comunicado divulgado pela organização, Bertolucci mereceu o prêmio por ter  dirigido "obras-primas intimistas do cinema italiano, afrescos monumentais como 'Antes da revolução' (1964), '1900' (1976), 'O conformista' (1970) e 'O último imperador' (1987)". Os responsáveis pelo festival também elogiam "seu envolvimento político e social, movido por um lirismo profundo, e uma direção elegante e precisa, [que] dão a seus filmes um lugar único na história do cinema".

A Palma de Ouro Honorária será entregue a Bertolucci pelo ator Robert De Niro, que trabalhou com  o cineasta italiano em "1900", e preside o júri do festival neste ano.

veja também