MENU

Bica do Ipu ganhará parque ecológico

Bica do Ipu ganhará parque ecológico

Atualizado: Terça-feira, 10 Agosto de 2010 as 10:15

A famosa cascata da bica do Ipu, com seus 120 metros de altura, está interditada. A área está em obras para a construção do Parque Ecológico da Bica do Ipu, um projeto do município para aperfeiçoar a região, que tem a bica como um de seus pontos turísticos. No projeto, está prevista a construção de estacionamento, bondinho, mirante, biblioteca, lago para pedalinho, trilhas, chalés, anfiteatro, restaurante e teleférico.

De acordo com a Prefeitura do Ipu, o projeto foi licitado com o valor de quase R$ 27 milhões. A previsão é de que as obras durem 18 meses e, durante todo esse tempo, a bica deve ficar interditada. Segundo o prefeito de Ipu, Sávio Pontes, não há atualmente uma infraestrutura suficiente para atender ao turismo que se desenvolve na região. Por isso, foi pensado um projeto que agrupe vários equipamentos.

Sávio Pontes destaca que haverá espaço para atividades radicais, como arvorismo, rapel e tirolesa. O lago terá espaço para quem gosta de andar com pedalinho e caiaque. “Será uma atração turística regionalmente falando, porque vai beneficiar toda uma região, e não apenas Ipu. É uma grande opção turística para o estado do Ceará”, analisa o prefeito.

O desenvolvimento do turismo regional, de acordo com o prefeito, deve impulsionar a visitação a outros municípios próximos, como Ipu, Ubajara, Viçosa do Ceará e Carnaubal, por exemplo. A obra será financiada com recursos do Governo do Estado e do Prodetur, o Programa de Desenvolvimento do Turismo. O Prodetur é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Área de proteção

Conforme informações da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a área de proteção ambiental (APA) da Bica do Ipu é uma unidade de conservação de uso sustentável. Foi criada, por decreto, em janeiro de 1999, e abrange uma área de 3.484,66 hectares.

A bica do Ipu é formada pelas águas perenes do riacho Ipuçaba, cuja nascente é localizada no sítio São Paulo, no alto da serra da Ibiapaba. O município de Ipu é distante 294 quilômetros de Fortaleza.

E-Mais

Segundo a Semace, uma unidade de uso sustentável é aquela onde é permitido o uso sustentável de parcela de seus recursos naturais, em compatibilidade com a conservação da natureza.

São divididas nas categorias: Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Também existem as unidades de proteção integral, nas quais é permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais, como a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

São divididas em: Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natura e Refúgio de Vida Silvestre.

RAIO-X

Distância de Fortaleza: 294 quilômetros

Tempo estimado de viagem: 4h18min

Municípios limítrofes: Croatá, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ipueiras, Pires Ferreira e Reriutaba

Relevo: Planalto da Ibiapaba e depressões sertanejas

População estimada (2007): 39.438

Distritos: Ipu, Abílio Martins, Flores e Várzea do Giló

Unidades de conservação: APA da Bica do Ipu  

Postado por: Thatiane de Souza

veja também