Bilhete metropolitano será aceito no Metrô e na CPTM, diz EMTU

Bilhete metropolitano será aceito no Metrô e na CPTM, diz EMTU

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:41

O Bilhete de Ônibus Metropolitano (BOM), usado por passageiros de 39 municípios da região metropolitana de São Paulo, começará a ser aceito nas catracas do Metrô e da CPTM a partir do dia 27 de julho. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27) pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, em São Bernardo do Campo, no ABC.

O usuário, entretanto, não terá desconto de integração, como acontece na cidade de São Paulo com o Bilhete Único quando o passageiro utiliza ônibus e Metrô ou ônibus e trem. Segundo Lopes, para se definir um desconto na tarifa de integração é preciso que todos os municípios da região metropolitana entreguem à EMTU cálculos com seus gastos operacionais.

“Estamos trabalhando com a data de 27 de julho para que o BOM possa acessar o Metrô e a CPTM”, disse Lopes.

Além disso, a EMTU precisa colher dados de quanto tempo o passageiro da Grande São Paulo gasta em seus deslocamentos. Isso para que seja dado um período para o benefício de integração. No município de São Paulo, por exemplo, a tarifa integrada com desconto usando o Bilhete Único tem duração de duas horas.

O presidente da EMTU ressaltou que, num primeiro momento, o uso do BOM nas catracas da CPTM e do Metrô trará facilidades para usuário. “[Para oferecer a tarifa de integração com desconto] São precisos cálculos operacionais. Estamos estudando o tempo médio de viagem dentro do sistema de transporte metropolitano”, disse Lopes.

Segundo ele, esse estudo será contratado em breve e os dados devem estar à disposição da EMTU até o final deste ano. A integração de tarifas depende também de convênios firmados com cada município da região metropolitana. Lopes evitou definir prazos de quando será dado desconto na integração de sistemas.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições