Bispo Gê cria Projeto de Lei para Doação Voluntária de Medula Óssea

Bispo Gê cria Projeto de Lei para Doação Voluntária de Medula Óssea

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

O Deputado Geraldo Tenuta, o Bispo Gê, apresentou mais um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, o qual já está pronto para ser votado na Casa. O projeto foi repassado para as Comissões de Seguridade Social e Família, e também Constituição e Justiça e de Cidadania.

O PL 5053/2009 tem como principal objetivo estabelecer a divulgação obrigatória de informações sobre doação de medula óssea para bancos de sangue e outras entidades.

Bispo Gê afirmou que a enorme demanda de transplantes de medula para pacientes portadores de doenças no sangue mostram que há necessidade de um aumento do cadastro e da captação de doadores de tecido. "Se os bancos de sangue fizerem uma divulgação intensa sobre a doação de medula óssea, com certeza teremos uma melhora muito significativa no número de transplantes realizados no nosso país", disse o Bispo.

Para a realização do transplante da medula óssea é necessário que haja total compatibilidade de tecido entre o doador e o receptor, por isso, o projeto de lei prevê ainda que os doadores voluntários precisarão fazer exame de histocompatibilidade e possuírem cadastro no REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). "Essa lei irá, com certeza, ajudar a mudar a vida de muita gente", afirmou o deputado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições