Blitze multam 11 motoristas por não cumprirem lei da cadeirinha em SP

Blitze multam 11 motoristas por não cumprirem lei da cadeirinha em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Nas blitze da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Polícia Militar para fiscalizar o uso adequado do equipamento para transportar crianças, em cumprimento de nova lei de trânsito, foram multados 11 motoristas nesta quarta-feira (8) em São Paulo, segundo o capitão Paulo Sérgio de Oliveira, da Polícia Militar. No período da manhã, das 11h às 12h30, foram sete autuações. E à tarde, das 16h às 17h30, foram emitidas mais quatro multas.

Ao todo, foram abordados 170 motoristas e cinco motociclistas. “No caso das motos, foi apenas por atitude suspeita ou por alguma irregularidade no veículo. É uma prática comum nas blitze que realizamos”, disse Oliveira. Deste total, 115 veículos transportavam crianças, sendo 104 deles de forma apropriada.

Além da multa de R$ 191,54, os 11 motoristas flagrados pelas blitze levarão sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por ser considerada uma infração gravíssima. As blitze do período da tarde foram realizadas nos seguintes pontos de São Paulo: Alameda Dino Bueno com a Alameda Nothmann; na Avenida Guilherme Dumont Villares (Morumbi); na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves; na Avenida Eduardo Cotching (Anália Franco); na Rua Vergueiro, em frente ao Centro Cultural; e na Avenida Luís Dumont Villares.

Pela amanhã, foram realizadas nas seguintes vias: na Avenida Consolação, em frente ao cemitério; na Avenida Giovanni Gronchi esquina com a Rua Alfredo Ashcar; na Rua Gomes de Carvalho, no Itaim Bibi; na Avenida Luís Dumont Villares, com a Rua Azir Antonio Salton; na esquina das Avenidas São Miguel e Carvalho Pinto; e na Avenida Brás Leme com a Rua Foro Angelica.

Segundo o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), as fiscalizações serão intensivas até o fim da próxima semana. As blitze ocorrerão entre 11h e 12h30 e das 16h às 17h30 – horário de saída de escolas.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), estarão isentos de multas os veículos que transportarem crianças com idade entre 4 anos e 7,5 anos utilizando cinto de segurança de dois pontos sem assento de elevação nos bancos traseiros. Isso somente quando o automóvel for dotado originalmente desses cintos. “Nos veículos com cintos de três pontos no banco traseiro, o uso de dispositivo de retenção continua sendo obrigatório”, explica nota da companhia.

Novas regras

As crianças de até um 1 ano devem ser transportadas em bebê conforto. Os que tiverem entre 1 e 4 anos devem ser colocados em cadeirinhas. Crianças entre 4 e 7,5 anos devem utilizar um assento de elevação. As cadeirinhas devem ser fixadas com cinto de segurança de três pontos. Se o motorista estiver levando três crianças, uma delas poderá ser colocada na cadeirinha no banco dianteiro.

Em alguns casos, é possível sanar a irregularidade no local. Alguém pode trazer para o motorista parado pela polícia o equipamento adequado, por exemplo, para que a criança possa seguir viagem em segurança. Nesse caso, o motorista é autuado e o carro, liberado.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições