Blogueiro baleado na Zona Sul do Rio deixa hospital

Blogueiro baleado na Zona Sul do Rio deixa hospital

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:49

O blogueiro e advogado Ricardo Gama, de 40 anos, recebeu alta médica e deixou o Hospital Copa D´Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, na tarde desta quinta-feira (31). As informações são da assessoria do hospital. Ricardo estava internado desde o último dia 23, quando foi baleado com quatro tiros, que atingiram o tórax e a cabeça. Segundo testemunhas, os disparos foram feitos por um homem que passou num carro. O crime aconteceu em frente à passagem que liga a Rua Santa Clara ao bairro Peixoto, também em Copacabana.

A polícia acredita que o blogueiro foi vítima de uma tentativa de homicídio. A 12ª DP (Copacabana), que investiga o caso, está à procura dos criminosos e analisa se o crime pode ter relação aos contéudos postados pelo internauta em seu blog. Durante o tempo em que ficou internado no hospital, Ricardo ficou sob escolta de dois policiais militares durante 24h na porta do quarto da unidade de saúde.

"Estou pensando em voltar (a escrever) hoje mesmo. Não vou parar de escrever não. Vou tomar meus cuidados e continuar”, disse o blogueiro em entrevista ao G1 na quarta-feira (30).

Protesto de blogueiros

Na quarta-feira (30), uma semana após o blogueiro Ricardo Gama ter sido baleado em Copacabana, na Zona Sul do Rio, amigos e internautas fizeram uma manifestação no mesmo bairro. Cerca de 30 pessoas lembraram o crime e protestaram pela liberdade de expressão. O ato aconteceu por volta das 19h na praça do bairro Peixoto.     ato aconteceu por volta das 19h na praça do bairro Peixoto.

O presidente do movimento Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, também acompanhou a manifestação e disse que apoia qualquer tipo de ato contra a violência. O Rio de Paz é formado por cidadãos de todos os segmentos da sociedade interessados na defesa dos direitos humanos.

“Concordamos com a maneira como o Ricardo usa para manifestar as suas ideias. Ele luta contra a violência e de repente ele perdeu esse direito de se expressar. Não podemos deixar acontecer um colapso na sociedade”, disse.

Blogueiro teme perder escolta

“A rotina a partir de agora vai mudar”, afirmou o blogueiro em entrevista ao G1 , quando ainda estava internado. Durante o tempo em que ficou no hospital, ele permaneceu escoltado por dois PMs enviados pela Secretaria de Segurança Pública, mesmo sem a solicitação de Ricrado. Agora que saiu da unidade, ele teme perder a sgurança.

“Vou ver como faço isso. Vou na secretaria de Segurança, moro em frente ao batalhão, posso pedir uma viatura para passar. Sei que não posso ser privilegiado, não sei como fazer, mas vou tentar. É complicado ficar sem isso”, ponderou.     Ricardo diz ter certeza de que os disparos foram feitos por retaliação ao blog, onde posta vídeos, fotos e texto, criticando políticos, traficantes, grupos organizados, além dos problemas da cidade. “Que foi por causa do meu blog eu não tenho a mínima duvida. Já vinha recebendo várias ameaças. Mas nunca esperava que fosse chegar a esse ponto”, contou.

Ele ressaltou que, no Bairro Peixoto, onde mora, nunca teve preocupação com a violência, pois o local tem policiamento constante, por conta da proximidade com o batalhão. “Sempre fui um cara precavido. Já fiz muitos flagrantes, andava na rua com muita atenção em tudo, sempre fiquei procurando coisa errada. Mas lá não tinha essa precaução, então, foi muito inesperado”, disse.

‘Minha cabeça queimava muito’

Do momento do crime, Ricardo diz que só se lembra de ter comprado os jornais e, quando virou para seguir para a academia, ouviu um estouro “como se fosse uma bomba”: “Depois do barulho, caí no chão. Lembro da cabeça queimando. As pessoas começaram a chegar. Uma senhora colocou a mão na minha cabeça e começou a rezar, comecei a gritar, pedir a ajuda.

Sua mulher, grávida de nove meses, e o porteiro foram avisados e levaram Ricardo para o hospital. O blogueiro tem uma filha de 1 ano e meio e um filho de três anos. No próximo dia 15, segundo ele, nascerá mais uma menina. “Nasci de novo. Os médicos falaram que eu tive recuperação inédita. Agora comemoro dois aniversários”, brincou.

Cirurgia no maxilar

Na noite de segunda-feira (28), o blogueiro passou por uma nova cirurgia para fixar o maxilar.       

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições