Bombeiros do DF retornam ao país após quase três semanas no Haiti

Bombeiros do DF retornam ao país após quase três semanas no Haiti

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

Um grupo de militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal retornou hoje, dia 4, do Haiti depois de quase três semanas de ajuda humanitária na capital Porto Príncipe. Em meio ao choque de se deparar com uma verdadeira situação de guerra após os tremores do último dia 12, eles relataram com orgulho o resgate de uma mulher de origem espanhola com vida e do corpo de uma brasileira.

Um dos mais experientes na equipe, o tenente-coronel Rogério Alvarenga, 23 anos de carreira, lembrou o momento em que se deparou com o pai da brasileira, sozinho, escavando os escombros em busca da filha. Já no resgate da espanhola, nas ruínas de um hotel, Brasil, Colômbia, Espanha e Peru trabalharam juntos.

"O país não tem nada, infraestrutura nenhuma. Quando chegamos, percebemos realmente a necessidade das equipes de resgate. O trabalho é árduo e vai continuar por pelo menos seis meses", destacou. Questionado se os diferentes idiomas das equipes têm dificultado a ajuda humanitária, ele respondeu: "A linguagem de salvamento é universal".

O primeiro sargento Kléber Alves dos Santos, 20 anos de carreira, explicou que o maior choque não foi o cultural, mas o de se dar conta de que não havia um grupo de pessoas e sim um país inteiro precisando de auxílio. Ao relembrar a quantidade de escombros e de corpos nas ruas de Porto Príncipe, ele admitiu que não era bem esse o cenário que esperava encontrar.

"Nossa equipe foi treinada para resgatar vítimas em escombros. Nosso treinamento é limitado a uma teoria e quando a gente encontra uma situação mais prática, com quilômetros de ruínas e odores pela cidade, não dá para descrever. É muito chocante", contou.

Santos fez parte da equipe responsável pelo transporte da espanhola resgatada com vida dos escombros. "A única palavra que posso usar é felicidade por encontrar, em um amontoado de pedras, uma vida", disse. Ele relatou que os bombeiros chegaram a ficar chocados com os tremores secundários que atingiram o Haiti nos dias seguintes ao terremoto, mas disse que sabia que aquilo era apenas "um arrepio da terra" quando comparado ao que foi registrado no dia 12 de janeiro.

Para o sargento Sebastião Júnior, 16 anos de carreira, a missão no Haiti foi cumprida com orgulho. Ele descreveu o país como um lugar onde nada funcionava e que, agora, ficou em situação ainda pior e disse que o cheiro de morte ainda está por toda a cidade. "Me orgulho de ser bombeiro, de ter ido nessa missão porque essa não vou esquecer para o resto da minha vida", finalizou.

Por: Paula Laboissière

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições