Bombeiros reavaliam estratégia para retirar barco naufragado do lago

Bombeiros reavaliam estratégia para retirar barco naufragado do lago

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:40

Os bombeiros que trabalham na retirada do barco que naufragou no Lago Paranoá, em Brasília, no último dia 22, reavaliam, na manhã desta quarta-feira (1), a estratégia que vão utilizar para içar a embarcação. Na tarde desta terça (31), uma estrutura de ferro do barco Imagination, que havia sido amarrada para tração, se rompeu e quase feriu um dos bombeiros que trabalhava na operação.

A previsão da major Vanessa Signale é que, por volta das 11h desta quarta, o comando da operação defina o que será feito. O barco continua a cerca de 150 metros da margem e a uma profundidade de até oito metros.

    Polícia periciou barco Imagination nesta terça(31).

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)       Investigação criminal

Na manhã desta terça-feira (31), os peritos da Polícia Civil e da Marinha examinaram a embarcação ainda no lago. A polícia espera a retirada do barco para concluir as análises em terra, mas o delegado Adval Cardoso, que cuida da investigação do caso, já disse que "duas ou três pessoas" devem ser indiciadas.

Segundo o delegado, pouco mais de 80 pessoas já haviam prestado depoimento sobre o caso, até a tarde desta terça. “Há poucas divergências, mas precisamos checar tudo para não ficar nenhuma dúvida. Isso demanda tempo”, explicou Cardoso.     Ele ainda informou que está tendo dificuldades em conseguir alguns depoimentos. "Algumas pessoas estão com medo de represálias, por isso estamos tendo algumas dificuldades para encontrá-las, mas já temos equipes atuando na busca", afirmou.

Cardoso disse que o objetivo da polícia é identificar quantas pessoas estavam no barco. “Queremos saber o número exato de pessoas e quem são elas. Já sabemos que havia na embarcação mais do que estava na lista.”

Ele não deu um prazo para a conclusão do inquérito. O barco segue sob a condição de apreendido até que seja liberado pelos peritos.

Segundo o delegado Rogério Leite, da Polícia Fluvial de Brasília, mergulhadores encontraram uma rachadura em uma estrutura na parte de baixo do barco que auxilia na flutuação.     Naufrágio

O acidente com o Imagination deixou nove mortes. Mais de cem pessoas estavam no barco quando ele naufragou. Nota divulgada pela Marinha no dia seguinte ao do acidente informava que o barco tinha capacidade para 90 passageiros e 2 tripulantes.

O naufrágio aconteceu por volta das 21h do dia 22. No momento do acidente era realizada no barco uma festa organizada por uma empresária, dona de um buffet. A irmã dela morreu no naufrágio.

Em depoimento à polícia, o piloto do barco, Airton Carvalho da Silva Maciel, disse que a embarcação estava inclinada para a esquerda quando deixou o cais. Ele afirmou que pediu aos passageiros para irem para o outro lado, “para compensar” a inclinação.           Vídeo

Um vídeo gravado por peritos da Polícia Civil e obtido pela TV Globo mostra o barco no fundo do lago. Nas imagens é possível ver o nome do barco, uma placa de identificação que detalha a capacidade de passageiros, uma agenda, coletes salva-vidas e até uma garrafa de bebida.

No vídeo, os mergulhadores nadam em volta do barco. A água é turva e há pouca iluminação. Na ocasião das filmagens, o barco estava a uma profundidade de 18 metros.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições