Bonde acidentado foi 13 vezes para manutenção em agosto, diz relatório

Bonde acidentado foi 13 vezes para manutenção em agosto, diz relatório

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:29

                                      O bonde que sofreu um acidente no sábado (27), matando cinco pessoas, em Santa Teresa, no Centro do Rio, foi para a manutenção 13 vezes em agosto, cinco para consertar o freio. As informações são de um relatório distribuído pela Central, companhia que administra os bondes.

Segundo o documento, no dia 21, o bonde deixou de sair por problemas no freio, e só voltou a operar no dia 25, com a substituição da sapata, uma peça que trava a roda.

Para os especialistas, a quantidade de reparos seguidos indica problemas no bondinho: “Existia pelo menos alguma coisa normal, porque ele trocou as sapatas, um dia depois ele troca outra, um dia depois o ‘cara’ reclama da roda. Isso foi assim até chegar a véspera do acidente”, disse o engenheiro de transportes Fernando Macdowell. O engenheiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Moacyr Duarte, disse que o relatório é uma declaração de falta de planejamento. Para o engenheiro de transporte, Sérgio Beluciê, foi uma irresponsabilidade liberar o bonde para o transporte de passageiros, depois de tantos consertos seguidos nos freios.

A Central informou que possui sete bondes antigos e outros sete reformados. Dos antigos, de acordo com a companhia, apenas um estaria em condições de circular. Dos que passaram por reforma, apenas dois. A companhia informou que os outros 11 bondes precisam de algum tipo de reparo ou de reforma completa. Imagens feitas há dois anos mostram o bonde número 10, que tombou no sábado (27), conduzido pelo motorneiro Nelson Correa, morto no acidente.

Os bondes de Santa Teresa vão continuar fora de circulação até que sejam implementadas as medidas de segurança que o governo do estado promete tomar. A principal delas foi a transferência da gestão dos bondinhos, que deixa de ser da Secretaria de Transportes e passa para o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre. “Vamos procurar inicialmente fazer um trabalho de levantamento, de auditagem, saber dos problemas para a gente poder apresentar para o governador o mais rápido um diagnóstico com as soluções”, disse Onofre.

O presidente do Detro vai se reunir nesta quarta-feira (31) com envolvidos no sistema de bondes de Santa Teresa para discutir a segurança do transporte. De acordo com o Detro, a intervenção não tem prazo para acabar, e o transporte por bondes continuará suspenso por prazo indeterminado.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições